BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: Doenças

Esta página teve 1.118 views
Aparecimento das barbatanas roídas

O apodrecimento das barbatanas

É uma infecção que provoca das barbatanas roídas, podendo em um estado avançado atacar também algumas partes do corpo ou na proximidade destas. Resulta geralmente de grande quantidade de matéria orgânica em decomposição no aquário, o que origina numa grande poluição das bactérias. Esta doença de barbatanas roídas é muito grave, a debilitação do peixe faz com que ele seja atacado pelos outros peixes de maior porte ou mais agressivos. O que faz que o peixe muitas vez morre, não pela doença, mas pelo o ataque dos outros peixes.

Deve fazer-se uma limpeza do aquário e usar um desinfectante na sua dose adequada. É desaconselhado em absoluto o corte da parte afectada das barbatanas, pois isso pode acelerar a progressão da doença.

Os sintomas são, inflamação dos raios das barbatanas ou degeneração das respectivas membranas ou barbilhões, no caso do peixe-gato. Os peixes de barbatanas longas e ondulantes são os mais afectados.

Tratamento:

Melhore a qualidade da água e corrija quaisquer factores ambientais. Pegue no peixe e trate a área afectada com um bactericida ou tintura de genciana. Nos casos mais graves, consulta um veterinário.

 

barbatanas roídas

barbatanas roídas

 

 

 

 

 

 

 

 

Myloplus rubripinnis
Potamogeton Crispus
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Crispus
The Aquarium
Practical Fishkeeping - 2016 - 09-Setembro
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook