BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: Aquário

Esta página teve 783 views
Aprendam a fazer manutenção do seu aquário

Muitas vez acontece que não demos muita importância ou damos de mais, a manutenção do aquário, mas termos que ter a noção de não exagera com a troca de agua o a limpeza do filtro.

Antes de iniciar as explicações sobre a manutenção de um aquário, devemos alertar que jamais devemos trocar TODA a água ou usar detergentes em qualquer operação de limpeza do nosso aquário, pois poderemos destruir meses, anos de estabilização biológica do ambiente. 

[sociallocker]

Limpeza de Fundo

A manutenção de um aquário é relativamente fácil, trocando em miúdos, você deve deixa-lo limpo. Como explicado anteriormente para evitarmos o Amónio, devemos ter um filtros que desempenhem uma circulação de água suficiente para criar as nossas bactérias, filtros Mecânicos que eliminem parcialmente os restos de comida, fezes, partículas em suspensão, mas isso não é o suficiente, temos que limpar o fundo de um aquário, pois mesmo que temos o melhor dos filtros. As substancias irão “apodrecer” no seu substrato, os filtros não dão conta disso, afinal não podemos colocar um filtro muito forte no aquário, teríamos uma água limpa sem necessidade de limpeza de fundo talvez, mas a circulação seria tão forte que olharíamos para um “Maremoto”.

Pela minha experiência acredito que discordando de alguns autores, o filtro Mecânico deve ser no mínimo 5 vezes o volume de água do aquário e no máximo de 9 vezes, claro que para sistemas de água doce, pois um filtro muito forte provoca uma circulação de água muito forte, perturbando os peixes. Claro que os peixes ornamentais vivem em rios com circulação fortíssima, mas existe espaços para se refugiarem, não é um sistema fechado como um Aquário.

A limpeza de fundo com sifão deve ser realizada, imaginando que o sistema possui um bom filtro, de 20 dias a 1 mês, para aquários com cerca de 150 a 200 litros. Também não adianta sifonar toda a semana, porque poderemos causar um “stress” nos peixes. Acredito que a quantidade a ser sifonada deve estar na faixa de 20% do volume total de água do aquário.

Preparando a Nova Água

Após sifonar o fundo do aquário devemos preparar a ‘nova’ água, devemos retirar o cloro e outros metais que existem na água, com Produtos citados, devemos aproximar o PH da água do aquário e adiciona-la em nosso sistema, com água doce as coisas são mais simples.

Limpeza de Filtros Mecânicos

Geralmente filtro Mecânico seja ele externo ou interno, usa recargas, este deve ser trocado, não aconselho a lavagens e reutilização, o carvão ativado que geralmente está na recarga também deve ser eliminado, a reciclagem deste produto pode ser uma faca de dois gumes. A caixa do filtro deve ser lavada somente com água, se possível com a do aquário. Nunca use qualquer tipo de detergente e cuidado com certas esponjas importadas, são impróprias para uso em Aquariofilia pelo seu composto químico. Se o filtro tiver uma esponja que faz parte de uma filtragem biológica, esta deve ser lavada somente com a água do aquário, pois a água com cloro matará as bactérias “Benéficas “, que nelas estão. A lavagem e a troca de recargas de um filtro é de no máximo a cada 30 dias.

Manutenção de pH

O valor do pH deve ser verificado pelo menos uma vez pôr semana. A água que será inserida em seu aquário deve ser condicionada antes, com o mesmo valor de PH do aquário. Devemos lembrar que existem vários fatores que podem modificar os valores; o substrato, troncos, principalmente os inadequados, a falta de trocas parciais ou o seu atraso. Nestes casos não adianta fazer correções com produtos, pois a curto prazo o PH voltará a se modificar (baixar). Existem vários produtos no mercado para correções, principalmente para o condicionamento da água que será inserida no seu aquário proveniente das trocas parciais. Quando porém, quiser corrigir o PH correto da água do aquário, deve-se tomar o cuidado de ajustar seu valor aos poucos, para não afetar a saúde dos peixes.

[/sociallocker]

Aprendam a fazer manutenção do seu aquário
Sobre o autor | BioPeixe
A minha paixão é a aquariofilia já desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Não deixe de colaborar, seja enviando fotos de espécies ou artigos a serem publicados (sujeito a aprovação) para isso basta escrever para o autor correio eletrónico. Website: BioPeixe.com
Betta splendens
Aponogeton Crispus
O nosso grupo no Facebook
Aponogeton Crispus
Aqualon - 2014 - Julho - Agosto - Setembro
The Aquarium
Copyright © 1983- 2018 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Perfil pessoal