é fundamental ter alguns conhecimento básicos para ter-se um aquário com um layout harmonioso, lava vulcânica ou ardósia, raízes apropriadas completam o aspecto estético do aquário. Por isso se deve fazer um desenho em que representará todas os elementos da construção, pedra, raízes e plantas. Não se esqueça de planear a existência e de suficientes esconderijos para os peixes. Nesta forma pode dar largas à sua imaginação para a decorar do aquário, mas tendo em conta alguns pormenores importantes.
As pedras devem ser bem lavadas com água quente e escovadas ou fervidas, as raízes das plantas lavadas por água corrente. Utilize unicamente pedras que não libertem substâncias para a água, ou utiliza pedra de lava vulcânica, já que a lava vulcânica só necessita ser bem lavada.
As cavernas, que podem facilmente ser construídas empilhando pedras chatas ou pedras com buracos, são muito bem aceites pelos peixes. Depois de todos os elementos decorativos estarem colocados no aquário, pode começar a introduzir as plantas.
As plantas de grande porte devem ser colocadas na parte de trás do aquário. Se as puser a frente irão tapar a visão do que está na parte de atrás. Por isso na parte de frente, devem ser plantar com plantas rasteiras ou de pequeno porte. Mais não exagerar na quantidade de material decorativo para que os peixes mais ativos possam nadar livremente.
Durante a construção do layout, não se esqueça de que o equipamento (filtros e aquecedores) precisa de espaço. Se pretende utilizar uma pedra difusora não se esqueça do tubo para a ligação à bomba de ar. Se utilizar convenientemente os materiais de decoração poderá facilmente esconder o equipamento técnico do aquário (aquecedor, filtro, etc.), de tal forma que este se torna “invisível” ou pelo menos não se torna demasiado óbvio. A água deve fluir à volta do aquecedor para que a temperatura dentro do aquário seja o mais uniforme possível.