BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: Biotopo

Esta página teve 1.170 views
Como deveria ser um biótipos Amazónico

Biótipos Amazónico

Caracterizam-se por águas de dureza média, uma temperatura entre 24°C e 26°C com um PH neutro. Estas são características muito gerais, uma vez que a América central engloba uma grande quantidade de biótipos amazónico particularmente: rio, torrentes, lagos e lagoas.

O biótopo de lago identifica-se pelo seu fundo lodoso, de água turva e com escassez de oxigenação, com uma abundância de plantas flutuantes nas margens (Jacinto de agua). São poucas profundas e costumam ter Cabomba e Vallisnera, nos fundos em zonas de águas livres. São abundantes os peixes da família dos Cinclídeos.

O biótopo de rio apresenta um ambiente mais diversificado, desde correntes de águas claras até águas tranquilas com muita vegetação. São abundantes os peixes da família dos Poecilidos (vivíparos) e também alguns Ciclídeos.

Aspecto de um aquário de Biótipo AmazónicoBiótipo da Amazónia

A amplitude da bacia amazónica provoca uma grande variedade de biótopo amazónica e é responsável pela ictiofauna mais diversa do mundo. O biótopo da Amazónia vem sendo afetado, de uma forma cíclica e anualmente pela época das chuvas, que as inunda com as subidas de nível das águas até 10 metros.

Reproduzir estas condições e muitas outras, o que é impossível de descrever todos os biótipos  pelo que nos restringimos a biótipos de margens protegidas de rios e de pequenos riachos amazónicos, descartando os biótopos de águas profundas, pelágicos, cascatas, etc. Podemos destacar dois biótopos, do Rio Negro e de águas claras.

O Rio Negro caracteriza pelas águas tingidas de cor escura devida ao facto, destas águas atravessarem extratos de turfa. São águas muito ácidas com um PH de 5 ou ainda menos em alguns lugares, mas normalmente em torno dos 6 ou 6,5.

Apesar da sua cor, são de grande pureza, com uma temperatura que varia entre 25º e 30 °C. A escassez de luz e a ausência de plantas submersas, de substrato arenoso ou argiloso com uma maior ou menor entrançado de raízes, consoante a distância da margem.

Aspecto de um aquário de Biótipo AmazónicoO biótopo de águas claras possui características quase idênticas, mas com água um pouco menos branda, de 4PH ou 5 PH, e temperatura mais baixa entre 22º e 25º C. Pelo facto de não estar tingida existe mais luz, a água é mais clara e existe um substrato mais rico em eletrólitos ou substâncias minerais dissolvidas, abundando com isso os insetos e plantas superiores (Echinodorrus, Cabomba…).

Os peixes de biótopo amazónico pertencem às famílias dos Cinclídeos, CaracidosLoricaridos, Callictios, Serrasalmidos, Siluridos, Osteoglosidos, Ciprinodontidos. Os Caracidos (tetras) e Callictidos (coridoras) estão entre os peixes mais comuns e característicos do biótopo amazónico.

Trichogaster labiosa
Aponogeton Desertorum
Aponogeton Desertorum
O nosso grupo no Facebook
Aponogeton Desertorum
The Aquarium
Practical Fishkeeping - 2016 - 09-Setembro
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook