O agente etiológico da doença é o Hexamita, protozoário flagelado. O nome “Parasita do Disco”. Esta doença é chamada de “Hole-in-the-head” (Buraco na cabeça), frequentemente observada em Discos, Acarás, Óscar e outros Ciclídeos, associando-se a presença do Hexamita, bem como a infecções bacterianas, desnutrição ou aquário sujo.
Em muitos peixes a infecção é inaparente, encontra se dos intestinos dos juvenis das espécies de ciclídeos e Gouramis, em geral é inofensivo e só ataca os peixes debilitados devido à idade ou a deficientes de condições do meio onde vive.
Por isso, quando descobrirmos um peixe muito enfraquecido devemos pensar, além dos distúrbios alimentares, primeiro em Tuberculose e depois em Hexamita. Outro sinal que podemos observado na doença é o escurecimento da pele.
A prevenção se faz através da boa alimentação, a qual evita lesões intestinais. Manter limpo e higiénico o aquário. No tratamento, deite no aquário Metronidazole ou Dimetronidazole (50 mg por cada 4,5 litros de água) previamente diluído em água, repita ao fim de 3 dias. Suplementos de vitaminas A, C e E, o que aceleram o tratamento. Também pode combater esta doença com Flagyl.