BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: Filtro

Esta página teve 2.647 views
Como calcular o tamanho ideal do filtro do seu aquário

É muito importante sabermos qual o tamanho do ou dos filtros que vamos compare ou mesmo fazer para o nosso aquário, todo o sistema vai depender disso.

Muitas vezes os fabricantes de sistemas de filtragem transmitem a ilusão sobre as capacidades de filtragem dos filtros, dizem que são o suficiente e que vão facilitar a filtragem do aquário, independentemente dos resíduos orgânicos produzidos pelos peixes. Acontece que não é bem assim, através de pesquisas cuidadosas formulamos uma serie de orientações que vão ajudar a escolher o melhor filtro para o seu aquário.

calcular o tamanho ideal do filtro

Volume do filtro:

Aproximadamente 2 ou 4 % do volume do aquário, podendo ser um pouco superior (o volume vem indicado nas instruções).

Potência da bomba:

No máximo, deve passar por minuto o equivalente a três vezes o volume do filtro.

Cálculo do desempenho real:

Ao fazer estes cálculos deve ter em linha de conta que alguns fabricantes calculem a potência da bomba com o filtro vazio. O melhor é calcular o débito real, colocando um recipiente na saída e medindo o tempo necessário para o encher, ou vendo quanta água é expulsa em, por exemplo 15 segundos.

calcular o tamanho ideal do filtro

 

Trichogaster chuna
planta aquario potamogeton lucens
Potamogeton Lucens
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Lucens
The Aquarium
Copyright © 1983- 2020 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook