Os caracóis podem constituir uma boa ajuda na limpeza do aquário, devorando os restos de comida e as algas que crescem sobre as plantas e vidros. Mas geralmente, eles não ficam só a comer as algas, e logo começam a atacar as folhas mais tenras das plantas. Alem disso, ainda há o problema da sua rápida multiplicação, que na maioria dos casos se revela incontrolável. Por isso, os caracóis são considerados vulgarmente não um agente de limpeza, mas antes uma praga. A pesar destes inconvenientes, podem considerar-se úteis estas duas espécies: a Melanoides tuberculatus e a Ampularius australis.
A Melanoides tuberculatus é uma espécie vivípara que só se vê em actividade durante a noite, comendo as algas que crescem sobre as plantas, pedras e vidros do aquário. Também consome as algas azuis. Passam os dias enterrados, revolvendo em busca de detritos orgânicos e provocando deste forma uma útil aeração do solo.
Recomendação: Alimentar os peixes dos vários nível do aquário.
A Ampularius australis é um grande comedor de detritos e algas, se dispuser de alimento suficiente não atacam as plantas. A sua reprodução é bastante controlável, porque a postura é colocada sob a forma de uma massa calcária, fora da água, no vidro ou da tampa do aquário, onde pode ser facilmente localizada e retirada. Uma boa solução é dispor de um ou dois destes caracóis, que se vão passando de um aquário para os outros, conforme for efectuado o seu trabalho de agente de limpeza.
Também se encontram vulgarmente nos aquários mais duas espécies de caracóis: os Planorbis corneus e as Lymnaea stagnalis.
O primeiro é de utilidade duvidosa e o segundo e manifestamente prejudicial. Ambos apresentam posturas com a forma de uma massa gelatinosa colocada sobre as plantas ou nos vidros do aquário. Para evitar a introdução de caracóis no aquário devem-se inspeccionar cuidadosamente as plantas adquiridas, para que não transportem consigo caracóis ou postura. As plantas podem inclusivamente ser desinfectadas com produtos existentes no mercado para esse efeito. Quando, e apesar destes cuidados, aparecem caracóis no aquário e se deseja proceder a sua eliminação podemos recorrer a três processos:
1 – Introduzir no aquário peixes que comam caracóis, como por exemplo os Tetraodons.
2 – Colocar imerso um recipiente com pedaços de carne ou vegetais, o qual é retirado regularmente do aquário, eliminando-se depois a carga de caracóis.
3 – Utilizar medicamentos já comercializados para esse fim.