BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: Água

Esta página teve 596 views
O ciclo de vida da água, um simples ciclo mas muito importante

O ciclo de vida da água, um simples ciclo mas é muito importante, entender-mos porque é este processo que faz a filtração da agua.

É do ciclo de vida que depende o sucesso ou as derrotas encontradas pelo aquáriofilista. A água para os peixes é o equivalente ao ar que nós respiramos. A água cobre cerca de 70 % da superfície do globo terrestre. É em grande parte de água salgada. A água doce dos rios e dos lagos só cobre uma pequena porção, cerca de 3 % de superfície aquática total, e 75 % desta água doce, esta em forma de gelo, que constituem as calotas polares.

ciclo de vida aguaAssim que se refere a um aquário, não só precisamos de encontrar qualquer água para enche-lo. Doce ou salgada a água pode estar poluída ou não, corresponder as necessidades dos peixes ou das plantas. Na natureza existe uma circulação constante da agua entre a terra e a atmosfera, a que se da o nome de ciclo d´agua. A água do mar, dos cursos fluviais e dos lagos sofrem uma evaporação intensa, da qual resulta vapor de água. Este vapor por arrefecimento dá origem as nuvens, as quais produzem chuva. A água da chuva ao cair origina lagos e cursos de água que se dirigem de novo para o mar completando assim o ciclo.

 

A água apresenta a faculdade de dissolver certas substâncias com as quais entram em contacto. Assim, e ainda sob a forma de nuvens e chuva dissolve gazes e poeira que se encontram na atmosfera, e já no solo sais minerais e substancias orgânicas. Por esta razão, a composição da água pode variar bastante de um curso para um outro, conforme a composição geológica do solo.

No caso de o terreno for calcário a água apresenta-se carregada de sais minerais dissolvidos, se for de origem granítica ou outras rochas duras, a água resultante é pouco mineralizada. Sendo um elemento vital para os peixes a água desempenha um papel varios biotopo ciclo de vidaprincipal do aquário. Enquanto na natureza a quantidade de água, e a constante afluência garante as condições vitais adequadas às espécies, no aquário é o aquáriófilista que cuida da qualidade da água. O essencial é sem dúvida à qualidade inicial da água do aquário. Isto refere-se em primeiro lugar ao primeiro enchimento.

Não se usa jamais água da torneira sem ser tratada. Porque são adicionados vários aditivos químicos na água da torneira, como por exemplo o cloro. Mas para os peixes, este cloro é absolutamente prejudicial mesmo em pequenas concentrações. Alem disso a água da torneira contem metais pesados que também são tóxicos para os peixes. Por essa razão a água da torneira deve ser preparada para se ajustar as exigências dos peixes e por biótopo. O cloro deve ser neutralizado e os metais pesados nocivo tais como o cobre e o chumbo devem ser eliminados.

 

Brycinus longipinnis
planta aquario potamogeton lucens
Potamogeton Lucens
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Lucens
The Aquarium
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook