BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: Doenças

Esta página teve 1.581 views
Doença do Oodinium ou Ictio

A doença do Oodinium ou Ictio,

O Oodinium é um parasita muito perigoso. Pode devastar um aquário em pouquíssimo tempo. O primeiro sintoma dessa doença é a falta de apetite, depois a respiração torna-se ofegante (asfixia), os peixes vão para a superfície do aquário e ficam desequilibrados.

As escamas poderão ter um brilho fraco como veludo. Esta doença é provocada por um fitoflagelado chamado Oodinium limneticum. Em determinada fase da sua vida parasita infeta os peixes. Os exemplares afectados apresentam uma opacificação da pele e esfregam-se em objetos imóveis.

Após o aparecimento desses sinais, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, pois essa doença pode matar os peixes infectados num curtíssimo espaço de tempo. Em estado avençado, esta doença pode ser confundida com o íctio.

OodiniumTratamento:

No tratamento deve-se separe o peixe para um aquário hospital, e aumentar a temperatura acima de 28°C por alguns dias e dar banhos de azul-de-metileno a 1%, 3 a 5ml para cada 5 litros de água durante três dias, o sulfato de cobre também é muito eficiente mas perigoso.

 

 

Astyanax mexicanus
planta aquario Potamogeton gayi
Potamogeton Gayi
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Gayi
The Aquarium
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook