O Oodinium é um parasita muito perigoso. Pode devastar um aquário em pouquíssimo tempo. O primeiro sintoma dessa doença é a falta de apetite, depois a respiração torna-se ofegante (asfixia), os peixes vão para a superfície do aquário e ficam desequilibrados.
As escamas poderão ter um brilho fraco como veludo. Esta doença é provocada por um fitoflagelado chamado Oodinium limneticum. Em determinada fase da sua vida parasita infeta os peixes. Os exemplares afectados apresentam uma opacificação da pele e esfregam-se em objetos imóveis.
Após o aparecimento desses sinais, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, pois essa doença pode matar os peixes infectados num curtíssimo espaço de tempo. Em estado avençado, esta doença pode ser confundida com o íctio.
No tratamento deve-se separe o peixe para um aquário hospital, e aumentar a temperatura acima de 28°C por alguns dias e dar banhos de azul-de-metileno a 1%, 3 a 5ml para cada 5 litros de água durante três dias, o sulfato de cobre também é muito eficiente mas perigoso.