BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: Iluminação

Esta página teve 289 views
Como escolher a lampada de Tubos , HQI , HQL

Tubos HQI HQL

É importante a escolha da iluminação do aquário, porque esta escolha vai determinar a escolha das lâmpadas seja Tubos HQI HQL o que determinara o aparecimento ou não de numerosos problemas futuros no nosso aquário. É necessário que a iluminação esteja de acordo com o tipo de peixe e de plantas que deseja manter dentro do aquário (certos peixes gostam de uma luz forte, outros de meia luz, etc.). O mesmo cuidado temos que ter com a altura e o volume de água do aquário, mas infelizmente o importante é a capacidade (em numero de tubos florescentes) da calha de iluminação (se tem uma).

 

[sociallocker]

Como escolher a iluminação de Tubos HQI HQL mais indicada para o aquárioCom efeito a maior parte dos aquários médios ou baixa gama do comércio é vendida com uma calha sob dimensionado em número de tubos florescentes realmente necessário para o aquário. É por isso, que é importante informar-se sobre este ponto antes de comprar o seu aquário.
É necessário recordar a importância das plantas no equilíbrio de um aquário. Uma iluminação sob dimensionada pode conduzir problemas de algas e de plantas que não cresce o bastante ou que morrem. Vamos dar-vos alguns conselhos importantes para determinar corretamente a iluminação necessária para o vosso aquário.

 

As diferentes possibilidades de iluminação

Existe três tipos de iluminação possível: tubos HQI HQL. De acordo com os vossos conhecimentos e sobretudo o vosso orçamento, vai ter que escolher antes uma ou outro destas soluções.

Os tubos Florescentes  As lâmpadas HQL  As lâmpadas HQI

Princípios básicos

  1. O espectro do tubo ou a lâmpada
  2. Escolha da potência
  3. Escolha dos tubos
  4. Escolha das lâmpadas (HQL ou HQI)

Formules e valores úteis

  • Volume do aquário: Comprimento (em cm) x largura (em cm) x Alturas (em cm) /1000.
  • Volume do solo: largura (cm) x Comprimento (cm) x Altura (do solo, de 10 para 15 cm) /1000.
  • Volume de água real = Volume do aquário – Volume do solo – Volume das decorações (avaliar…).
  • Potência elétrica por litro real: de 1/2 para 1/3 W/L.
  • Potência luminosa por litro real: de 20 para 35 Lúmenes/L.
  • Rendimento de um bom tubo florescente: de 40 L/W (para os tubos 15W) à 65 L/W (para os tubos 58W).
  • Rendimento de um HQI: de 71 L/W (para as lâmpadas 70W) à 95 L/W (para as lâmpadas 400W)

 

Comprimento do tubo  (cm)

Potência habitual (W)

36 14
60 20
120 40
150

58

Resumidamente…

A primeira coisa tem-se que determinar a potência necessária em função da calha de iluminação que temos, seguidamente escolher tubos florescentes especiais para a aquariofilia:

  • De temperatura de cor próxima de 6500°K (> = 6000°K).
  • De IRC muito próximo de 100.90).
  • Cujo espectro é rico sobre o vermelho, a laranja e azuis, pobres no verde.
  • O forte rendimento (mais de 40 L/W, de acordo com a dimensão).

Não esquecer alterar os tubos florescentes todos os 6 a 8 meses o máximo todos os anos. Altera um ou dois tubos florescente ao mesmo tempo, dependendo da quantidade que tiver a sua calha de iluminação. Alterar todos os tubos florescentes de só uma vez, seria um fator de desequilíbrio para o aquário.

 

[/sociallocker]

 

Como escolher a lampada de Tubos , HQI , HQL
Sobre o autor | BioPeixe
A minha paixão é a aquariofilia já desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Não deixe de colaborar, seja enviando fotos de espécies ou artigos a serem publicados (sujeito a aprovação) para isso basta escrever para o autor correio eletrónico. Website: BioPeixe.com
Anostomus anostomus
Potamogeton Crispus
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Crispus
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Perfil pessoal