BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: As Plantas

Esta página teve 602 views
Como escolher plantas para o nosso aquário

Os critérios que devemos ter em conta para escolher plantas para o aquário

O ideal seria necessário que todas as plantas que estão no seu aquário têm a mesma origem, assim seria mais fácil de manter, tanto em temperatura e a acidez de água etc., as características necessárias para todas eles ter as melhores condições ambiente. Estes conjuntos de critério para se escolher plantas para o aquário, deve mos o ter em mente quando decidimos comprar plantas aquáticas.

As plantas que encontramos no comércio da especialidade são geralmente naturais, e podem viver muito bem em harmonia sem nenhum problema. Podem tem a necessidade de mais luz do que uma outra. Neste caso, você colocará a frente do vidro, assim tirará mais proveito duma maior luminosidade.

Algumas, tal como a cabomba são bastante frágeis. Não será necessário coloca-la no seu aquário se você tiver a intenção de ter peixes agitados ou que se alimentam de vegetais.

O critério para escolher plantas

Na hora da compra, verifique o estado das plantas e verifique que eles são manipulados com cuidado. Certas plantas que são vendidas, são cultivadas em viveiros caseiros. Tecnicamente, a coisa é possível, mas temos que ter cuidado para que a planta não deve trazer nenhuns agentes poluidores para o seu aquário. No caso de ter dúvida sobre a qualidade ou origem da planta, não compra.

Você será tentado para levar plantas de lago e as pôr no seu aquário. Talvez algumas são muito bonitas e que se parecem com as que estão a venda nas lojas. Mas estas plantas não são convenientes para um aquário tropical. Fora que elas, certamente estarão com muitos agentes poluidores. E como elas são de água fria, quando as colocamos em um aquário com água de 28 °C, elas produzirão um “leite” tóxico, o que intoxicará os peixes, e o seu trabalho inteiro seria reduzido a zero. Então, nada de plantas de lago.

A compra

  • Escolha plantas saudáveis e jovens. Quanto mais a planta for jovem, melhor será a sua recuperação  no aquário. As plantas saudáveis têm as folhas e os talos firmes e as suas cores são vivas.
  • As plantas aquáticas se vendem geralmente, em  pequenas vasos de plástico será necessário retirarem o vaso antes de as plantar.
  • Visite várias lojas antes da escolha (Possivelmente tome algumas notas para as comparar). Veja a  qualidade/preço da planta. Quando você terá feito sua escolha, o vendedor irá escolher as plantas e as colocará em um saco em plástico. Elas não terão água e serão vulneráveis. Se você tiver que demorar para voltar a casa, preveja um recipiente no qual você poderá colocar as plantas que comprou e as cobrirá com água. Assim elas ficarão em melhores condições e sem arriscar-se a estragar.
  • Pergunte e note os nomes das plantas que você vai comprar. Será assim mais fácil de saber as suas exigências.

Uma planta particular, a lemna (lentilha de agua) tem a particularidade de se reproduzir de uma forma rápida. É  uma pequena planta flutuante composta de duas minuciosas folhas. É suficiente para pôr alguma dentro do aquário e você terá que eliminar algumas depois de duas semanas, da quantidade que elas crescem. Eu desaconselho  a lemna se você for iniciante na aquariofilia. Certamente alas têm algumas vantagens, mas a sua proliferação é de tal forma que esconde a luz do aquário, cobrido a totalidade da superfície. Depois, quando você terá mais experiência, você será capaz em colocar alguns do seu aquário.

Copeina guttata
Aponogeton Desertorum
Aponogeton Desertorum
O nosso grupo no Facebook
Aponogeton Desertorum
Aqualon - 2013 - Janeiro - Fevereiro - Marco
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook