O tamanho do aquário depende de vários factores, desde o mais decisivo e a disponibilidade de espaços na sua casa e a quantidade de peixe que pretende introduzir no aquário e não esquecemos do biótopo que vamos escolher, este é um factor que vai influenciar muito, mas não é o único. Um aquário muito grande numa casa pequena, resultaria bastante inestético, tal como um aquário pequeno colocado numa parede grande e vazia. Juntado a estas questões todos, se deve ter em conta o gasto monetário que vamos ter a longo prazo. A experiência demonstra que nos aquários de maiores dimensões torna-se mais fácil estabelecer o equilibro biológico. Um aquário com uma capacidade que seria entre 80 e 100 litro. Portanto o ideal para se iniciar na aquariofilia.
Tenha presente que em média devera ter 1 litro de água por cada cm de peixe, seja generoso e não se esqueça que os peixes cressem, pelo que devera ter em conta o tamanho final do peixe. Finalmente ao comprar ou quando for pedir para o fazer, devera ter em conta a sua profundidade. Devido a refração da luz quando estiver cheio parece ter só metade da sua profundidade.
Há alguns anos, quase todos os aquários disponíveis no comércio tinham a forma rectangular. Actualmente eles são fabricados nos mais variados formatos tais como triangular, hexagonal e octogonal, para além de formatos especiais (por ex. com frentes panorâmicas curvas). O formato que escolher dependera das decoração já existente no local onde irá ficar o colocar. Não negligencie o aspecto decorativo do seu aquário. Desde que ele funciona em termos biológicos, não há limites para a sua fantasia.
O aquário devera ter uma área mínima de 60 cm x 35 cm. Áreas maiores são ainda melhores, seria óptimo neste caso a mesma proporção entre a altura e a profundidade a fim de aproveitar melhor a iluminação e também para que não pareça excessivamente estreito.