BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: Alimentação

Esta página teve 537 views
Como escolher o tipo de alimento, flocos secos ou granulados

Muitas vez nos questionamos, como escolher nos diversos tipo de alimento, seco flocos ou granulados o melhor para os peixes.

A fabricação industrial de comida para peixes de aquário tem evoluído muito nos últimos anos, de vide principalmente a necessidade de satisfazer um mercado cada vez mais amplo e diverso pela introdução de novas espécies e pelo auge da afeição ao aquário. Os trabalhos de investigação como a introdução de pessoal altamente especializado como biólogos e veterinários, são uma realidade que vem dando frutos e actualmente é possível, ainda que não recomendável manter algumas espécies com uma dieta baseada neste tipo de alimento.

Segundo asseguram os fabricantes, nenhuma característica dos preparados alimentares industriais se deixa ao acaso, mas sim todos e cada uma delas (textura, cor, odor, sabor, forma flutuabilidade, etc.) está estudada para motivar o peixe a ingerir o produto, geralmente em similaridade ao tipo de alimento consumido em liberdade.

tipo de alimento comida seca - flocos - granuladosEvidentemente, cada firma comercial tem as suas próprias fórmulas, qualitativa e quantitativa, no entanto, podemos dizer que a base de todas é um conteúdo alto em proteínas, baixa em substâncias gordurosas e médio/baixo em fibras. Paralelamente oferecem-se variações mais ou menos substancias da forma geral para espécies ou situações especificas, como por exemplo para alevim de crescimento rápido, época de criação, realce da cor, agua fria ou herbívoros. As matérias-primas usadas na elaboração industrial de comida seca são muito variadas. Algumas das mais utilizadas são as seguintes, cereais, legumes, farinhas de diferentes origens, algas marinhas, leveduras, leite, ovos, azeites vegetais e animais, insecto, crustáceos, moluscos, derivados de carne e peixe, extractos proteicos de origem vegetal e animal, etc.

Alem, disso adicionam-se minerais e vitaminas, corantes e conservastes autorizados. Inclusive alguns fabricantes juntam doses preventivas de antibióticos, ainda que ao nosso ver, pode vir a ser problemático ao existir a possibilidade de que se introduzam raízes resistentes de microrganismos. A comida seca é do agrado da maioria dos peixes próprios de aquário, ainda que existam excepções. Desde o ponto de vista nutricional é bastante completa. Alguns fabricantes garantem um conteúdo mínimo nas vitaminas mais importantes, mas estes vão reduzindo-se com o tempo.

Por isso deve-se adquirir em lojas de confiança e comprovar a data de validade, assim como armazenar por pouco tempo e em sítio seco e frescos. No comércio a comida seca pode-se encontrar em forma de pastilhas granuladas e flocos. Os flocos são a apresentação mais comum e utilizada de comida seca, e estão formadas por finas camadas secas e esmagadas do preparado alimentar.

A variação do tamanho é tão grande que pode ser comida por qualquer espécie. Flutuam enquanto estão secas e vão caindo segundo se vão hidratando. A duração deste processo depende principalmente da textura e da grossura. Em geral interessa que flutuem o mais tempo possível, e desçam lentamente para dar tempo a que sejam ingeridas por alguns exemplares antes de alcançar o fundo do aquário, onde poderia acumular-se apodrecer e ocasionar graves problemas.

Os granulados e pastilhas que estão disponíveis no mercado português, variam de tamanho e forma. O tamanho dos granulados depende do tamanho dos peixes a que estão destinados. Os mais pulverizados estão destinados para os alevins e exemplares muito pequenos.

Algumas pastilhas e granulados estão destinados as espécies de fundo, e afundam-se rapidamente. Certas pastilhas no entanto utilizam-se para alimentar preferencialmente os exemplares que nadam por uma zona determinada, já que se podem aderir com uma simples pressão de um dedo as paredes do aquário, onde vão-se desprendendo pouco a pouco. A grossura influi, além disso na digestão. Se observamos que os nossos peixes engolem o tipo de alimento seco e rapidamente o cospem, pode ser que esteja demasiado ressequido e devemos amolecer previamente num pequeno recipiente com água do próprio aquário.

Carnegiella strigata
Potamogeton Filiformis
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Filiformis
Practical Fishkeeping - 2016 - 02-Fevereiro
The Aquarium
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook