BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Voltar para a : Catálgo dos Peixes

Teve 640 views
A Família dos Callichthyidae ou Calictídeos
Callichthyidae
Imagem representativa da espécie
Classificação Científica
Reino:
Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Actinopterygii
Ordem:
Siluriformes
Família:
Callichthyidae
Distribuição Geografica

A Família dos Callichthyidae ou Calictídeos são peixe quase sempre encontrados em aquários, seja em aquários comunitários ou biótopo da Amarica do sul.

Os Calictídeos são originários da América do Sul tropical. Ao contrário de quase todos os outros peixes, os Calictídeos têm o corpo protegido por uma “armadura “ de placas ósseas de onde saem três espinhos, que são os primeiros raios das peitorais e da dorsal, outros como Synodontis, aparentemente não tem qualquer proteção sobre a pele e são considerados peixes nus.

 

[sociallocker id=”1037″]

Os Calictídeos desenvolveram uma respiração intestinal acessória como a dos Cobitídeos, que lhes permite viver em águas bastante pobres em oxigénio. É por isso que podemos os ver a vir com frequência a superfície buscar ar.

A popularidade in­discutível de alguns Calictídeos está de forma relacionada com o mito, de que eles são criados ape­nas por vi­verem à custa dos restos dos outros peixes. Também são conhecidos pelos nomes de limpa-plantas, limpa-vidros, sendo que eles, tecnicamente não limpam o aquário como muitos pensam. Eles na verdade ao procurar alimento no cascalho parecem que estão a comer os detritos, quando na verdade só os engole e a seguir os elimina pelas guelras.

Algumas espécies têm hábitos noturnos, devem ser alimentados a noite com comida que cai rapidamente ao fundo do aquário. Estes peixes têm baixa visão e por isso uti­lizam os barbilhos para localizar os alimentos, assim sendo será necessário que sempre utiliza-mos no fundo do aquário um areão bem polido para não danificar os seus barbilhões sensoriais que são muito delicados. No entanto, as espécies de maiores dimen­sões podem se tornar predadoras.

A maioria dos Calictídeos vive no fundo do aquário. Muitos deles são motivados a se esconder durante o dia, por isso é importante que o aquário tenha vários esconderijos de modo a que estes pei­xes podem se esconder. Estes peixes são muito popu­lares entre os aquariofilistas, havendo quem se dedique exclusivamente a estes peixes em detrimento de outras espécies.

 

 

 

[/sociallocker]

 

Trichogaster chuna
planta aquario Echinodorus berteroi
Echinodorus Berteroi
O nosso grupo no Facebook
Echinodorus Berteroi
Practical Fishkeeping - 2016 - 04-Abril
Copyright © 1983- 2020 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook