BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Voltar para a : Catálgo dos Peixes

Teve 1.491 views
A família dos Cobitidae ou Cobitídeos
Cobitidae
Imagem representativa da espécie
Classificação Científica
Reino:
Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Actinopterygii
Ordem:
Cypriniformes
Família:
Cobitidae
Distribuição Geografica

A família dos Cobitídeos ou Cobitidae se distribuem pela Europa, Ásia e Arquipélago da Malásia, e habitam principalmente em águas com uma certa correntes.

O corpo dos Cobitídeos é esguio e comprido próprio para viver junto ao fundo. A boca é rodeada de barbilhos, que servem de órgão sensorial na busca do alimento, são geralmente pequenas, às vezes de médio porte e se adaptam bem a viver em um aquário.

 

[sociallocker id=”1037″]

O seu manuseamento fora de água deve ser feito com cuidado, pois possuem por baixo de cada olho um espinho acentuado. Muitas espécies, como a Botias tem a barriga chata, o que permite ajusta-se ao fundo do rio e de resistir as fortes correntes que poderiam os arrastar. Outras espécies têm o corpo em forma de cobra o que permita, explorar todas as fendas de rochas ou cantos e recantos dos maciços de plantas.

Algumas espécies desenvolveram uma respiração intestinal para poderem sobreviver em águas pobres em oxigénio. Para isso, o peixe vem as vezes, a superfície engolir uma bolha de ar que ao passar pelo intestino, é trocada por oxigénio o Anidrido carbónico resultante do metabolismo dos peixes e depois é expelida pelo ânus. Como o peixe-gato, os Cobitídeos tem barbilhos sensíveis que complementam a visão em algumas ocasiões. Na verdade, eles vivem em águas barrentas ou com uma visibilidade muitas vezes reduzida, especialmente perto do fundo. Com exceção da pequena Botia sidthimunki, os Cobitídes são tímidos e só se tornam ativos no crepúsculo e a noite. Se você quiser apreciá-los, deverá reduzir a intensidade da luz no aquário. Eles vão sair dos esconderijos, pensando que a noite chegou.

 

 

 

 

 

 

 

[/sociallocker]

 

Trichogaster chuna
Aponogeton Desertorum
Aponogeton Desertorum
O nosso grupo no Facebook
Aponogeton Desertorum
The Aquarium
The Aquarium
Copyright © 1983- 2020 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook