BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Voltar para a : Catálgo das Plantas

Teve 785 views
A família dos Cyprinidae (Ciprinídeos)
Cyprinidae
Imagem representativa da espécie
Classificação Científica
Família:
Cyprinidae
Distribuição Geografica

Sabem mais sobre como reproduzir os Cyprinidae ou Ciprinídeos

Os Ciprinídeos são originários da América do Norte, África, e Eurásia encontram-se largamente distribuídos por todo o mundo, com excepção da América do Sul, Madagáscar, Nova Zelândia e Austrália.

O aquariofilistas tem uma ampla gama de espécies robustas, de tamanho médio e muito coloridas. Os Ciprinídeos a primeira vista são semelhantes aos Caracídeos, mas no entanto se distinguem destes, pela ausência de barbatana adiposa e por não possuírem dentes nas maxilas. Possuem uma boca protrátil (alonga-se para a frente), e com uma característica única, eles não têm dentes bucais, mas os dentes moedores estão localizados na garganta, ossos da faringe. Geralmente activos e gregários devem ter espaço no aquário para se movimentarem em cardume. Na sua maioria, são bastantes exigentes no que diz respeito a qualidade da água, sendo no entanto de aconselhar mudanças parciais de vez em quando.

Todos os peixes desta família são ovíparos, e a maioria não guarda os seus ovos. No entanto, existem algumas espécies que constroem ninhos e/ou guardam os ovos. Para a sua reprodução deve-se utilizar um aquário a parte, com uma água mediamente mineralizada e com o fundo guarnecido de plantas de folhas fina ou de um substituto artificial de modo a que os ovos fiquem fora do alcance dos pais. Geralmente os ovos não são tão sensíveis a luz como os dos Caracídeos. A postura e feita a meia água, sem que os reprodutores tomem conta deles. É até conveniente retirá-los logo que terminem a postura, para que não devorem os ovos.

A Três espécies que se adaptam perfeitamente bem à vida em aquário Barbos, o Danios e as Rasboras.

Os Barbos são peixes activos que vivem de preferência perto do fundo ou em águas abertas. Os Danios também são peixes activos, mas eles preferem nadar na superfície, onde procuram o seu alimento. Enquanto os Barbos viver em água mais paradas, os Danios gostem bastante água um pouco mais fria e com corrente rápida. O aquário deve, portanto, conter uma água bem filtrada, e bem oxigenado e de pouca profundidade, para se desenvolver adequadamente.

Trichogaster leeri
Potamogeton Filiformis
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Filiformis
The Aquarium
Copyright © 1983- 2020 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook