Estas famílias dos Poecilídeos estão distribuídas, desde da América Central até ao Norte da Argentina, nas regiões sul de africa. Conforma as espécies, podem ocupar um habitat bem diferente, mas regra geral se encontram em água estagnadas ou em cursos de água lentos e com pouca profundidade. Algumas espécies dos Poecilídeos vivem em água salobra perto da foz dos rios. Na sua maioria vivem junto a superfície e se alimentam de insectos ou das suas larvas, sendo por isso algumas vezes utilizados para combater as pragas de mosquitos.
[sociallocker id=”1037″]
Os sexos são bastante diferenciados. O macho é geralmente mais pequeno e tem órgão copulador (Gonopódio) resultante da transformação dos primeiros raios da barbatana anal, que lhe permite efectuar a fecundação interna. As fêmeas geralmente tem a particularidade de poderem guardar durante algum tempo o esperma resultante de uma fecundação, de forma a fertilizar várias sérias de ovos sem necessidade de ter um novo contacto com o macho.
Os alevins quando nascem, já estão completamente desenvolvidos e partem logo em busca de alimento. Dá-se o nome de ovovivíparos aos peixes com este tipo de reprodução. Geralmente os pais comem os filhos, pelo que o aquário deve estar bem plantado.
[/sociallocker]