O corpo do Aplocheilus lineatus é alongado e com a boca ligeiramente virada para cima. Pelo menos duas variantes são comuns na aquariofilia, um com uma cauda totalmente vermelha, e a outra com a maioria da barbatana caudal vermelha. Os machos são amarelo-acastanhado, mais claro no ventre e com fiadas transversais de pontos dourados e vermelhos.
As barbatanas dorsais e anais são ligeiramente amarelas. As fêmeas são mais escuras com 6 a 8 faixas verticais pretas. Tem um ponto negro na base da dorsal. O ventre e a região frontais da mandíbula são de core branca amarelada e a íris do olho pode ser verde. O corpo dos jovens e das fêmeas adultas tem nove listas transversais escuras.
Manutenção e Reprodução
Pode ser um peixe seguro para viver em aquário comunitário se os manteve com outros peixes de comportamento pacífico. Mas em algumas ocasiões podem se tornar agressivos para outros peixes e pode comer peixes de menor tamanho. Vivem em ribeiras e rios. Gosta de espaço aberto, e uma água bem oxigenada, com espaço para nadar e com plantas flutuantes para se esconder.
Convém dar-lhe um aquário só para eles, com algumas de plantas flutuantes. Para a sua reprodução pode utilizar-se de preferência, a água a uma temperatura de 25 graus. Os ovos são postos nas plantas flutuantes e eclodem em duas semanas. Os alevins comem Artémia recém-nascida. E é necessário retirar os reprodutores após terminada a postura.