BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Voltar para a : Catálgo dos Peixes

Teve 215 views
Aplocheilus lineatus
Panchax-listrado - Aplocheilus lineatus

(Valenciennes, 1846)

Família :
Cyprinodontidae
Gênero :
Aplocheilidae
Nome Científico :
Aplocheilus lineatus
Nome Comum :
Panchax-listrado
Origem :
Ásia -
Tamanho:
7 - 10
Dureza da água :
7 - 13
PH :
6.5 – 7.0
Temperatura ºC :
20 - 25
Aquário Mínimo :
150 litros
Comportamento :
Social
Alimento :
Omnívoro
Anos de Vida :
2 – 3 Anos
Localização :
Índia e Ceilão, Península da Índia
Panchax-listrado - Aplocheilus lineatus

(Valenciennes, 1846)

Descrição Caracteristicas e Aspectos

Descrição Características e Aspectos

O corpo do Aplocheilus lineatus é alongado e com a boca ligeiramente virada para cima. Pelo menos duas variantes são comuns na aquariofilia, um com uma cauda totalmente vermelha, e a outra com a maioria da barbatana caudal vermelha. Os machos são amarelo-acastanhado, mais claro no ventre e com fiadas transversais de pontos dourados e vermelhos.

As barbatanas dorsais e anais são ligeiramente amarelas. As fêmeas são mais escuras com 6 a 8 faixas verticais pretas. Tem um ponto negro na base da dorsal. O ventre e a região frontais da mandíbula são de core branca amarelada e a íris do olho pode ser verde. O corpo dos jovens e das fêmeas adultas tem nove listas transversais escuras.

Manutenção e Reprodução

Pode ser um peixe seguro para viver em aquário comunitário se os manteve com outros peixes de comportamento pacífico. Mas em algumas ocasiões podem se tornar agressivos para outros peixes e pode comer peixes de menor tamanho. Vivem em ribeiras e rios. Gosta de espaço aberto, e uma água bem oxigenada, com espaço para nadar e com plantas flutuantes para se esconder.
Convém dar-lhe um aquário só para eles, com algumas de plantas flutuantes. Para a sua reprodução pode utilizar-se de preferência, a água a uma temperatura de 25 graus. Os ovos são postos nas plantas flutuantes e eclodem em duas semanas. Os alevins comem Artémia recém-nascida. E é necessário retirar os reprodutores após terminada a postura.
Videos
Mapa (Área de distribuição)
Ásia -
Foto
Aplocheilus lineatus
Sobre o autor | BioPeixe
A minha paixão é a aquariofilia já desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Não deixe de colaborar, seja enviando fotos de espécies ou artigos a serem publicados (sujeito a aprovação) para isso basta escrever para o autor correio eletrónico. Website: BioPeixe.com

Anostomus anostomus
Potamogeton Filiformis
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Filiformis
The Aquarium
Copyright © 1983- 2018 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Perfil pessoal