BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Voltar para a : Catálgo dos Peixes

Teve 646 views
Chilodus punctatus
Headstander manchado - Chilodus punctatus

Müller & Troschel, 1844

Família :
Chilodontidae
Gênero :
Chilodus
Nome Científico :
Chilodus punctatus
Nome Comum :
Headstander manchado
Origem :
America do Sul -
Tamanho:
7.5 – 8
Dureza da água :
1 – 10
PH :
6 – 7
Temperatura ºC :
24 – 28
Aquário Mínimo :
100 Litros
Comportamento :
Pacifico
Alimento :
Omnívoro
Anos de Vida :
8 - 10
Localização :
Amazonas, Guiana
Headstander manchado - Chilodus punctatus

Müller & Troschel, 1844

Descrição Caracteristicas e Aspectos

Chilodus punctatus é original da América do Sul, na Guiana é encontrado em vários sistemas fluviais costeiro, também podemos o encontrar no Lago Amuku e no Rio Essequibo e nos seus afluentes superiores. Também podemos o encontrar na grande parte do sistema amazônico, na República do Equador em todos os seus rios, na Colômbia são encontrados no Rio Orinoco e a leste do Brasil no estado do Pará no Rio Apeu e no Suriname.

Tem pouca diferencia sexual entre as fêmea e os machos Chilodus punctatus, mas podemos encontrar algumas características nos exemplar adultos, os machos adultos são um pouco mais desenvolvido do que as fêmeas, e tem a nadadeira dorsal mais longa, enquanto as fêmeas maduras tendem a ter um formato mais arredondado do que os machos. Os Chilodus punctatus têm uma coloração prateado dourado, coberto com padrão de várias fiadas de pontos negros horizontais. O padrão de cor parece variar um pouco com local de origem.
Os Chilodus punctatus são bastante tímidos e tem o hábito de nadar de cabeça para baixo, fazendo um ângulo de 40 graus, não aprecia a presença ruidosas ou movimento rápido de outras espécies. Ele pode ser mantido em grupo, embora pode surgir algumas brigas, podemos incluir no aquário, Tetras, pequenos Loricariidae e Ciclídeos pacíficos, como os Cleithracara ou os Mikrogeophagus.

Manutenção e reprodução

Os Chilodus punctatus são Onívoro e aceita a maioria dos alimentos que lhes é dado, a alimentação dos espécimes selvagens varia sazonalmente, de acordo com a estação das chuvas, o seu alimento principal é insetos e larvas de insetos (da ordens dos TrichopteraHemipteraHomoptera). No aquário pode-mos lhes dar alimento vivo, DaphniaArtemia, Micro-vermes, etc, e algum complemento vegetal com Spirulina , ou um outro alimento vegetal de boa qualidade, também aceita relativamente bem alimentos secos.
O estilo do biótopo desta espécie bem poderia ser consistir com um substrato de areia, raízes, troncos e ramos, e vegetação flutuante. Mas é aconselhado, e se poder utilizar uma vegetação submerso e bem melhor, as folhas ou rebentos mais delicados não devera ser beliscada pelos Chilodus punctatus. È importante ser uma densa vegetação pelo motivo que eles são um pouco tímidos, tem a necessidade de se esconder um pouco na vegetação, mesmo que seja as raízes das plantas flutuantes.
Chilodus punctatus é sensível a resíduos orgânicos dissolvidos na água e nunca deve ser introduzido em um aquário biologicamente imaturo. O aquário devera ter as dimensões mínimas da base de 90 x 30 centímetros ou equivalente, a água devera ser macia.
Há poucas informações sobre a sua reprodução. Presumi-mos que ele seja um dispersor de ovos, que não apresente qualquer cuidado com os ovos. A reprodução ocorre geralmente no início da estação da chuva.
Videos
Mapa (Área de distribuição)
America do Sul -
Foto
Betta splendens
planta aquario Echinodorus argentinensis
Echinodorus Argentinensis
O nosso grupo no Facebook
Echinodorus Argentinensis
The Aquarium
The Aquarium
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook