O Chilodus punctatus é original da América do Sul, na Guiana é encontrado em vários sistemas fluviais costeiro, também podemos o encontrar no Lago Amuku e no Rio Essequibo e nos seus afluentes superiores. Também podemos o encontrar na grande parte do sistema amazônico, na República do Equador em todos os seus rios, na Colômbia são encontrados no Rio Orinoco e a leste do Brasil no estado do Pará no Rio Apeu e no Suriname.
Tem pouca diferencia sexual entre as fêmea e os machos Chilodus punctatus, mas podemos encontrar algumas características nos exemplar adultos, os machos adultos são um pouco mais desenvolvido do que as fêmeas, e tem a nadadeira dorsal mais longa, enquanto as fêmeas maduras tendem a ter um formato mais arredondado do que os machos. Os Chilodus punctatus têm uma coloração prateado dourado, coberto com padrão de várias fiadas de pontos negros horizontais. O padrão de cor parece variar um pouco com local de origem.
Os Chilodus punctatus são bastante tímidos e tem o hábito de nadar de cabeça para baixo, fazendo um ângulo de 40 graus, não aprecia a presença ruidosas ou movimento rápido de outras espécies. Ele pode ser mantido em grupo, embora pode surgir algumas brigas, podemos incluir no aquário, Tetras, pequenos Loricariidae e Ciclídeos pacíficos, como os Cleithracara ou os Mikrogeophagus.
Manutenção e reprodução
Os Chilodus punctatus são Onívoro e aceita a maioria dos alimentos que lhes é dado, a alimentação dos espécimes selvagens varia sazonalmente, de acordo com a estação das chuvas, o seu alimento principal é insetos e larvas de insetos (da ordens dos Trichoptera, Hemiptera, Homoptera). No aquário pode-mos lhes dar alimento vivo, Daphnia, Artemia, Micro-vermes, etc, e algum complemento vegetal com Spirulina , ou um outro alimento vegetal de boa qualidade, também aceita relativamente bem alimentos secos.
O estilo do biótopo desta espécie bem poderia ser consistir com um substrato de areia, raízes, troncos e ramos, e vegetação flutuante. Mas é aconselhado, e se poder utilizar uma vegetação submerso e bem melhor, as folhas ou rebentos mais delicados não devera ser beliscada pelos Chilodus punctatus. È importante ser uma densa vegetação pelo motivo que eles são um pouco tímidos, tem a necessidade de se esconder um pouco na vegetação, mesmo que seja as raízes das plantas flutuantes.
O Chilodus punctatus é sensível a resíduos orgânicos dissolvidos na água e nunca deve ser introduzido em um aquário biologicamente imaturo. O aquário devera ter as dimensões mínimas da base de 90 x 30 centímetros ou equivalente, a água devera ser macia.
Há poucas informações sobre a sua reprodução. Presumi-mos que ele seja um dispersor de ovos, que não apresente qualquer cuidado com os ovos. A reprodução ocorre geralmente no início da estação da chuva.