O Trichogaster chuna é um bonito peixe, com a forma do corpo semelhante ao comum Gourami Anão. O corpo é de cor uma cor ocre profundo, pode ser mais de um amarelo pálido, enquanto a dorsal, caudal e anal são um laranja profundo. Preferem um aquário bem plantado e que recebe alguma luz solar filtradas pelas plantas, e porque são um pouco tímidos o aquário tem a necessidade de ter alguns esconderijos. È conveniente juntar alguns vegetais a sua dieta alimentar, para que não mordisque as plantas mais tenras.
São geralmente pacíficos para com os companheiros de cativeiro, é recomendável ter no mínimo duas fêmeas para um macho. Os machos se tornam agressivos com outros machos quando a poucas fêmeas no aquário. Normalmente os Trichogaster chuna vivem nos níveis superiores do aquário, e por vezes podemos os ver a engolir ar, embora frequentemente podem ir ao fundo do aquário para procurar pequenos pedaços de alimento.
Manutenção e Reprodução
A sua reprodução é fácil e não necessita de um aquário que seja muito grande. O macho constrói um ninho de bolhas a superfície, reforçado por fragmentos vegetais, sendo por vezes ajudada nesta tarefa pela fêmea. Os ovos são guardados pelo macho, eclodem aproximadamente em 24 horas a uma temperatura de 28 graus e passados 2 a 3 dias os alevins já nadam. Deve administrar-se como primeiro alimento infusórios, seguidos de larvas de Artémia salina