BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Voltar para a : Catálgo dos Peixes

Teve 158 views
Copeina guttata
Copeína rubi - Copeina guttata

Steindachner, 1876

Família :
Lebiasinidae
Gênero :
Copeina
Nome Científico :
Copeina guttata
Nome Comum :
Copeína rubi
Origem :
America do Sul -
Tamanho:
7 – 10
Dureza da água :
8 – 12
PH :
6.5 – 7.5
Temperatura ºC :
23 – 28
Aquário Mínimo :
100 Litros
Comportamento :
Pacifico
Alimento :
Omnívoro
Anos de Vida :
3 – 8 Anos
Localização :
Região central do Amazonas
Copeína rubi - Copeina guttata

Steindachner, 1876

Descrição Caracteristicas e Aspectos

Discrição das caracteristicas e aspecto

Copeina guttata é original da América do Sul, encontra-se nas bacias médio e superior do rio Amazonas e nos córregos, no PeruEquador e na Colômbia. Também o podemos encontra-lo no Rio Negro, e na região de ÓbidosCodajas e Tabatinga que situem-se na região central da Amazônia.

Os machos são mais coloridos do que as fêmeas, e tendem a desenvolver barbatanas mais alongas e pontiagudas. A parte superior do corpo, região dorsal é de um castanho-esverdeado, no abdómen tem uma coloração amarelo-clara brilhante, e com fiadas de pontos vermelhos no macho. Ainda podemos destacar a mancha vermelha na barbatana dorsal do macho. O Copeina guttata pode crescer até o máximo de 8 cm no aquário, embora tenham sido registrados como já chegarem a 15 centímetros no estado selvagem. Esta espécie pode viver em qualquer lugar 3 – 8 anos.

Manutenção e Reprodução

Copeina guttata é onívoro e aceitar a maioria dos alimentos, granulados, floco, Micro-vermesArtémia e Dáfnia vivas ou congeladas. Para melhorar as suas condições físicas e de cores deveremos oferecer umas refeições regulares de alimento vivo. Provavelmente na natureza o Copeina guttata se alimenta de insetos na superfície, tais como larvas de insetos e pequenos insectos voadores.
Geralmente o Copeina guttata é pacifico e bastante ativo, devemos o mantar em um grupos de 6 ou mais indivíduos. E o manter com peixes pacíficos de barbatanas curtas e de tamanho similar, mas nada que possa ser incomodado se tiver outros peixes mais ativos.
Copeina guttata não é um peixe muito exigente no que diz respeito ao biótopo do aquário, embora ele tem a tendência de mostrar melhor as suas colores, quando mantidos em um aquário com plantas naturais e com um substrato escuro. O arranjo do aquário também poderá ser constituído por raízes e ramos de madeira colocado de tal forma que cria muitas zonas escuras. As plantas podem, e são as mais recomendadas, são do gêneros das MicrosorumTaxiphyllumCryptocoryne ou Anubias, e alguma vegetação flutuante que pode também revelar-se eficaz não criação de zonas escuras.
O aquário devera ser bem tapado, quando assustado pode saltar para fora da água. Requer uma água impecavelmente limpa, isso significa que devemos ter uma rotina de mudanças de águas semanais, e nunca devem ser introduzido em um aquário biologicamente imatura. O aquário deve ter pelo menos 30 litros ou bem maior, onde tem muito espaço para nadar. Esta espécie é bastante resistente, mas uma atenção especial deve ser dada à qualidade da água. Esta espécie é adequada para iniciantes e novatos na aquariofilia.
Para fazer a reprodução do Copeina guttata, deveremos colocar dentro de um aquário especialmente preparado para este fim um casal. O macho irá exibir uma forte coloração de pontos avermelhado no flanco quando for acasalar com a fêmea, ela põe os ovos numa depressão no substrato de cascalho ou sobre uma pedra lisa.
A fêmea pode produzir cerca de 300 ovos. Depois da desova, deve-se retirar a fêmea e o macho do aquário. A postura dá-se em 36 horas a 27 graus e três dias mais tarde os alevins começam a nadar livremente e poderão ser alimentados com infusórios.
Videos
Mapa (Área de distribuição)
America do Sul -
Foto
Copeina guttata
Sobre o autor | BioPeixe
A minha paixão é a aquariofilia já desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Não deixe de colaborar, seja enviando fotos de espécies ou artigos a serem publicados (sujeito a aprovação) para isso basta escrever para o autor correio eletrónico. Website: BioPeixe.com

Aplocheilus lineatus
Potamogeton Crispus
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Crispus
Practical Fishkeeping - 2016 - 04-Abril
Copyright © 1983- 2018 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Perfil pessoal