O Ctenobrycon spilurus mas conhecido como Tetra Prateado é nativo da bacia do Rio Orinoco, bem como bacias hidrográficas costeiras do Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela, que tenham águas calmas.
O Ctenobrycon spilurus tem o corpo quase de forma oval e é principalmente de cor prata, o dorso é um pouco mais escuro. Em alguns peixes, a sua coloração tem um pequeno índice de verde-azeitona. A barbatana pélvica e anal é de cor ligeiramente avermelhada. Tem grandes olhos, na base da sua barbatana caudal, no pedúnculo tem uma mancha de cor preta. A barbatana dorsal do Ctenobrycon spilurus é bastante curta. A fêmea tem o perfil do ventre mais arredondado do que o macho.
Manutenção e Reprodução
O Ctenobrycon spilurus é onívoro, na natureza ele se alimenta principalmente de zooplâncton, pode alimenta-se de plantas mais tenras, bem como vermes, insetos e crustáceos.
Pode ser mantida com Corydoras e outros Barbos, Ciclídeos, o mesmo com os grandes peixes da família dos Characidae. Mas não devemos os colocar junto a peixes mais pequenos do que eles.
É um peixe prolífico, o Tetra Prateado desova mais facilmente e em geral entre as plantas. O casal deve ser retirado do aquário depois da desova, já que eles vão comer os ovos. Uma fêmea adulta produz cerca de 2000 ovos que é incubada durante um período de 30 a 70 horas a 25 graus. Aproximadamente após 24h da eclosão, pode-mos lhes dar flocos finamente moídos ou gema de ovo moídas ou Artémia.