A cor base do Jordanella floridae é o castanho esverdeado com a alternância de vermelho e verde / azul. O macho tem várias listas horizontais vermelhas no seu corpo e nadadeiras que se estende para a barbatana dorsal e anal, a barbatana caudal é cor azulado. A fêmea tem um ponto preto na parte de trás da nadadeira dorsal.
Os Jordanella floridae são um pouco agressivos e tendem a beliscar as barbatanas dos outros peixes, mas isso depende da personalidade do peixe. Tente escolher companheiros para o aquário que nadam rapidamente, embora a melhor opção é mantê-los em um aquário de espécies. Muito territorial, quando do período de acasalamento que os torna impróprios para coabitar com muitos peixes, a menos que o aquário seja muito grande.
O aquário mais apropriado para o Jordanella floridae seria um aquário bem plantado, de preferência em um local ensolarado, para incentivar o crescimento das algas. Este é um pequeno peixe que pode sobreviver muitos bem em vários parâmetros da água. No entanto, seria mais prudente manter amónia a 0, a o nitrito e nitrato em menos do que 20 ppm. O seu principal habitat é água superficial, incluindo lagoas, pântanos, canais e valas e ocasionalmente foi encontrado em água levemente salobra.
A dieta consiste de matéria vegetal e algas. Se eles foram alimentados com uma dieta de alimentos de carne, a sua expectativa de vida vai encurtar drasticamente. Eles comem vários tipos de algas, mas preferem algas filamentosas.
Manutenção e Reprodução
O aquário deve receber bastante luz, de preferência solar de modo a haver um grande crescimento de algas verdes, as quais constituem o seu alimento preferido.
Para reproduzi-los, devemos os colocar em um aquário próprio e bem plantado, com o substrato de cascalho fino, a sua reprodução é fácil. Os ovos são libertados nas plantas ou mesmo em uma pedra, ligados por meio de pequenos filamentos, e não há mais nenhum cuidado de proteger os ovos da parte dos progenitores, uma vez que eles são depositados. A eclosão dá-se entre 5 a 6 dias a 24 graus após a postura, a fêmea deve ser retirada.
As fêmeas depositam os ovos em um período mais ou menos contínuo, quando a temperatura é mantida a temperatura ideal para a desova, só deveriam ser produzidos em um período sazonal semelhante a da natureza, na Primavera e no final do verão como aconteceria se estiveram na natureza.
Os machos formam temporariamente territórios que defendem contra os rivais durante a tentativa de atrair fêmeas para a desova, os indivíduos dominantes mostrando coloração mais intensa.