Descrição Características e Aspectos
O macho Trichogaster fasciata é mais colorido, de um castanho claro com reflexos azulados, e de várias faixas em diagonal e alternadas de core verde azulado e laranja, a fêmea é cinza pálido com uma tem ligeira coloração. Essas cores podem variar de acordo criação de estirpes, mas as fêmeas são geralmente mais pálidas. O macho também pode ser reconhecido devido ao seu hábito de construir o ninho e constantemente perseguindo as fêmeas ao redor do aquário. O macho tem uma barbatana dorsal e anal pontiaguda, enquanto nadadeira dorsal da fêmea é arredondada.
O Trichogaster fasciata é pacífico, o macho pode ser um pouco territorial, mas não irá prejudicar qualquer outro peixe, a não ser em algum momento quando assediar as fêmeas. O aquário devera ter no mínimo duas fêmeas para cada macho. Sendo um pouco tímido, gosta de um aquário bem plantado com alguns esconderijos e que recebem alguma luz solar filtrada por plantas flutuantes. È conveniente juntar alguns vegetais a sua dieta alimentar, para que não mordisque as plantas mais tenras.
Manutenção e Reprodução
A sua reprodução é fácil e não necessita de um aquário que seja muito grande. O macho constrói um ninho de bolhas a superfície, reforçado com fragmentos de vegetais, sendo por vezes ajudada nesta tarefe pela fêmea.
Os ovos são guardados pelo macho, eclodem em 24 horas a 28 graus e passados 2 a 3 dias os alevins já nadam. Deve se administrar como primeiro alimento Infusórios, seguidos de larvas de Artémia salina.