BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Voltar para a : Catálgo das Plantas

Teve 127 views
Aponogeton Dioecus
Aponogeton Dioecus
Aponogeton Dioïque - Aponogeton Dioecus

(J. Bosser 1966)

Família :
Aponogetonaceae
Gênero :
Aponogeton
Nome Científico :
Aponogeton Dioecus
Nome Comum :
Aponogeton Dioïque
Origem :
África Oriental -
País de Origem :
Madagáscar
Estrutura da planta :
Bolbos
Tamanho:
20 - 25
Dureza da água :
2 - 8
PH :
6 - 7
Temperatura ºC :
23 - 25
Tipo de substrato :
Areia com argila
Substrato Fertil :
Sim
Decessidade de Luz :
Média/Alta
Crescimento :
Médio
Localização no Aquario :
Média
Manutenção :
Dificil
Aponogeton Dioecus
Aponogeton Dioïque - Aponogeton Dioecus

(J. Bosser 1966)

Descrição Caracteristicas e Aspectos

 

[sociallocker]

O rizoma, tuberoso, é cilíndrico ou ovóide, com 0,5 a 1,5 cm de diâmetro. As folhas são estreitas, quase filiformes e apresentam uma coloração verde-vivo. Medem 20 a 25 cm de comprimento e 1,5 a 2 mm de espessura. O pedúnculo floral pode atingir 50 cm de comprimento. A inflorescência, com 5 a 6 cm de altura, apresenta flores de cor amarela esverdeada.

Esta espécie ainda não se encontra suficientemente difundida em aquariofilia, certamente por viver em locais pouco explorados pelos exportadores. Foi descoberta por J. Bosser, que descreveu a espécie em 1966, nas montanhas na zona central de Madagáscar, à altitude de aproximadamente 2000 metros. Habita pequenos charcos de água pouco profunda. A água neste locais é muito pouco mineralizada e ácida, e tem uma temperatura média de 20° C.

Como o seu nome específico indica, trata-se de uma espécie dióica, quer dizer, existem pés machos e fêmeas. Na natureza, verifica-se uma relação de 10 pés machos para cada pé fêmea. A floração é bastante frequente. Pouco se sabe sobre a sua aclimatação em aquário.

[/sociallocker]

 

Videos
Mapa (Área de distribuição)
África Oriental - Madagáscar
Foto
Aponogeton Dioecus
Sobre o autor | BioPeixe
A minha paixão é a aquariofilia já desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Não deixe de colaborar, seja enviando fotos de espécies ou artigos a serem publicados (sujeito a aprovação) para isso basta escrever para o autor correio eletrónico. Website: BioPeixe.com

Brycinus longipinnis
planta aquario Potamogeton gayi
Potamogeton Gayi
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Gayi
Copyright © 1983- 2018 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Perfil pessoal