BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Voltar para a : Catálgo das Plantas

Teve 484 views
Echinodorus Cordifolius
echinodorus-cordifolius
- Echinodorus cordifolius

(L. Grisebach 1857)

Família :
Alismataceae
Gênero :
Echinodorus
Nome Científico :
Echinodorus cordifolius
Origem :
Norte América do Sul -
País de Origem :
México, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Brasil
Estrutura da planta :
Rizomas
Tamanho:
40 - 70
Dureza da água :
5 - 15
PH :
6 - 8
Temperatura ºC :
18 - 25
Tipo de substrato :
Areia grossa, argila e terra vegetal
Substrato Fertil :
Sim
Decessidade de Luz :
Média/Alta
Crescimento :
Rápido
Necessidade de Co2 :
Média
Localização no Aquario :
Traz
Manutenção :
Facil
echinodorus-cordifolius
- Echinodorus cordifolius

(L. Grisebach 1857)

Descrição Caracteristicas e Aspectos

A Echinodorus cordifolius é encontrada nos estados do sul dos Estados Unidos, México, Venezuela, Colômbia, Paraguai; também é encontrada em algumas regiões do Brasil e na Austrália, a Echinodorus Cordifolius é anfíbia; robusta e é comum encontrada em pântanos, zonas húmidas onde pode formar impressionantes conjuntos floridos. No inverno quando a temperatura da água é inferior a 10 ° C, a planta descarta todas as folhas, e com a chegada da primavera; assim que a água aquece a uma temperatura acima de 12 ° C, gradualmente começa a crescer. Em condições favoráveis, a planta atinge um tamanho grande e, portanto, é considerada uma das maiores plantas para aquários.

A Echinodorus Cordifolius é uma planta perene de rizoma tuberculoso com sistema radicular volumoso. As folhas emersas são ovais ou elípticas com um pecíolo de 50 a 75 cm de comprimento. As folhas imersas, a princípio são semelhantes às emersas; tornando-se depois mais alongadas com a extremidade pontiaguda e a base auriculado-cordiforme (donde o nome específico de Cordifolius); com 10 a 20 cm de comprimento e 6 a 10 cm de largura e um pecíolo de 5 a 15 cm de altura.

O limbo da Echinodorus Cordifolius apresenta 2 a 4 nervuras centrais longitudinais que convergem na inserção com o pecíolo. A coloração geral é verde-clara com vários pontos translúcidos, castanhos, com 1 a 3 mm de diâmetro nas folhas submersas. A inflorescência é suportada por um pedúnculo que pode ter até 1 metro de altura e é constituída geralmente por 3 a 4 verticilos com flores brancas; quanto às sépalas, são verdes e apresentam diversas estrias finas. Têm 12 a 20 estames e vários carpelos. Os frutos, arredondados, são achatados lateralmente, têm um pequeno bico, quatro sulcos e 2,5 a 3 mm de comprimento. Esta espécie é também muito conhecida sob o sinónimo de Echinodorus Radicans Engelmann.

A Echinodorus Cordifolius é uma planta de aclimatação fácil em aquário, cujas as folhas largas contrastam com as das outras plantas, permitindo obter bonitos efeitos decorativos. A forma e altura da folhagem estão como em todas as plantas dependente da qualidade; e especialmente da intensidade luminosa disponível: sob iluminação fraca as folhas mostram-se alongadas e com pecíolo comprido; sob luz intensa as folhas têm um pecíolo mais curto e o limbo mais largo.

Esta espécie muito decorativa adequada para o cultivo em grandes aquários que pode ser apresentado individualmente. Devem ser plantadas em local espaçoso para poderem desenvolver convenientemente a folhagem vistosa. Prosperam bem num solo constituído por areia grossa com terra vegetal e argila. Podemos observar algumas vezes a floração em aquário, desde que disponha de um espaço aéreo suficiente entre a superfície da água e a tampa do aquário para o completo desenvolvimento da inflorescência.

A fecundação artificial da Echinodorus Cordifolius e a germinação das sementes processa-se de forma idêntica à das outras espécies. Mais frequente é a formação de estolhos a partir do rizoma ou do pedúnculo floral imerso. Devemos deixar as plantas jovens criar folhas e raiz antes de as separar do pé original. A Echinodorus Cordifolius é uma planta pouco exigente em relação à qualidade água e temperatura. Prefere luz de intensidade média natural (com luz artificial de baixa qualidade, as folhas ficam pálido e morrer).

Videos
Mapa (Área de distribuição)
Norte América do Sul - México, Venezuela, Colômbia, Paraguai, Brasil
Foto
Trichogaster leeri
Echinodorus-grisebachii
Echinodorus grisebachii
O nosso grupo no Facebook
Echinodorus grisebachii
The Aquarium
The Aquarium
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook