BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Voltar para a : Catálgo das Plantas

Teve 587 views
Echinodorus Argentinensis
planta aquario Echinodorus argentinensis
- Echinodorus Argentinensis

(Rataj, 1970)

Família :
Alismataceae
Gênero :
Echinodorus
Nome Científico :
Echinodorus Argentinensis
Origem :
America do Sul -
País de Origem :
Paraguai, Uruguai ate Argentina
Estrutura da planta :
Rizomas
Tamanho:
40 - 80
Dureza da água :
5 - 15
PH :
5.5 - 7
Temperatura ºC :
18 - 25
Tipo de substrato :
Areia com argila
Substrato Fertil :
Sim
Decessidade de Luz :
Média/Alta
Crescimento :
Médio
Manutenção :
Facil
planta aquario Echinodorus argentinensis
- Echinodorus Argentinensis

(Rataj, 1970)

Descrição Caracteristicas e Aspectos

 

[sociallocker]

A Echinodorus Argentinensis é uma espécie da família das Alismatáceas. É nativa do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela e Florida. Karel Rataj confirmou a classificação desta espécie de Echinodorus Argentinensis em 1970 no famoso livro “Darwiniana; Carpeta del ‘Darwinion’, Buenos Aires”. Inicialmente a espécie foi bastante considerado como uma variedade ou subespécie da Echinodorus Cordifolius. Para além de uma ligeira diferença nas folhas mais delgado na Echinodorus Argentinensis e em cultura submersa.

A Echinodorus Argentinensis é uma planta de rizoma perene. As folhas basilares, dispostas em roseta, podem apresentar duas formas; a forma de folhas estreitas, lanceoladas, que apresentam o limbo com 10 a 15 cm de comprimento por 5 a 7,5 cm de largura; e a forma de folhas largas, ovadas, por vezes de bordo ondulado, com um limbo de 10 a 20 cm de comprimento por 5 a 10 cm de largura. O limbo apresenta geralmente uma nervura longitudinal de cada lado da nervura central, convergindo na inserção com o pecíolo. Estes dois tipos de folhas aparecem tanto na forma emersa como na submersa.

Na forma imersa os pecíolos são mais curtos com aproximadamente o mesmo comprimento que o limbo. A coloração geral vai do verde-claro ao verde-acastanhado por vezes com manchas acastanhadas nas folhas. As nervuras são castanho-avermelhadas. É provável que a forma de folhas largas seja uma espécie distinta; é vulgarmente comercializada como Echinodorus Longistyllis ou Echinodorus Longistyllus. A inflorescência é constituída por vários verticilos de flores brancas.

A Echinodorus Argentinensis povoa os cursos de água lentos e zonas pantanosas sobre um fundo arenosos ou lodosos. É bastante semelhante às Echinodorus Grandiflorus da América Central e América do Sul tropical e Echinodorus Longiscapus com as quais se cruza facilmente. Conhecem-se muitos híbridos com diversas particularidades intermediárias. A Echinodorus Argentinensis é fácil de se aclimatar nos aquários, suporta uma grandes variações de temperatura.

É aconselhável plantá-la num solo constituído unicamente por areia grossa. Quando lhe proporcionamos um solo mais rico tem tendência a desenvolver rapidamente folhas emersas quase sempre inestéticas em aquário. Se for possível podemos injetar um suplemento de ferro e de CO2. Parece que prefere água macio dura.

A Echinodorus Argentinensis multiplica-se lentamente por estolhos. Devemos esperar que as plantas jovens desenvolvam folhas e raízes antes de as separar do pé original. Podemos obter desta forma 1 a 2 plantas por ano, as quais geralmente não florescem. Parece que florescer melhor em água mais fria e em condições de dia curto. Aparentemente raramente encontrados no comércio, a maioria (se não todos) das plantas oferecido são a Echinodorus Palaefolius.

[/sociallocker]

 

Videos
Mapa (Área de distribuição)
America do Sul - Paraguai, Uruguai ate Argentina
Foto
Carnegiella strigata
Aponogeton Crispus
O nosso grupo no Facebook
Aponogeton Crispus
The Aquarium
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook