(Hornemann, Jens Wilken, 1813 )
(Hornemann, Jens Wilken, 1813 )
[sociallocker]
A Potamogeton coloratus é uma planta aquática no género Potamogeton. Pode ser encontrada nos lagos turfosos rasos e calcários, lagoas e valas, é comum ser encontradas em pântanos de baixa altitude. O epíteto específico significa ‘colorido’, ‘escuro’, ou ‘bronzeado’. Como esta é uma espécie muito variável e bastante distinto, existem relativamente poucos sinônimos.
A Potamogeton coloratus cresce a partir de resistentes rizomas rastejantes. As folhas são largas, finas e translúcidas com veios reticulados e perceptível. São produzidas folhas flutuantes e submersas, mas a diferença entre estas é muitas vezes bastante imprecisa, em vez do dimorfismo acentuado visto em outros Potamogeton. Muitas vezes, as folhas da Potamogeton coloratus são simplesmente, mais longo e estreito do inferior para baixo com a haste é mais curto e mais redondo para o seu ápice.
As folhas no sentido do vértice do caule pode ser flutuante mas crescem frequentemente logo abaixo da superfície, dando à planta uma aparência distintiva de “afogado”, como se o nível de água recentemente teve um aumentado. As folhas são submersas com 70-175 mm de longo e 10-30 mm de largura. Todas as folhas têm o caule mais curto do que a lâmina, e as folhas submersas são quase sésseis. As folhas são tipicamente avermelhado a de cor acastanhada.
As flores são produzidas em junho a julho. Como todos as Potamogeton, elas são pequenos e esverdeada, em picos de até 45 mm longo. Os frutos desta espécie são mais pequenos (1,5-1,9 mm longo x 1,0-1,3 mm de largura) do que de folha larga Potamogeton natans e Potamogeton polygonifolius. Os turions não são produzidos. No entanto, a Potamogeton coloratus produz completamente opacas folhas que são muito distintos das folhas submersas flutuante; as folhas submersas são mais longas e morrer para trás relativamente no início da temporada.
A Potamogeton coloratus é encontrada da Europa (Grã-Bretanha, Irlanda, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Suécia (Gotland apenas), França incluindo Córsega, Itália, incluindo Sardenha e Sicília, Suíça, Áustria, Hungria, Espanha (Ilhas Baleares) e Portugal), Turquia e extremo Norte de África (Marrocos, Argélia).
A Potamogeton coloratus é bastante exigente na preferência do seu habitat, é encontrada predominantemente em turfa profundo com água calcária e pobre em nutrientes com uma forte influência da água subterrânea, tal como é vulgarmente encontrado nas Fenlands alcalinas. Dentro deste habitat são encontradas predominantemente em lagoas, valas e esgotos, descargas e escoa, e as margens de lagos rasos, em água até cerca de 1 m de profundidade. Também crescer em marga, areia e argila.
[/sociallocker]