(Persoon, Christiaan Hendrik, 1811 )
(Persoon, Christiaan Hendrik, 1811 )
[sociallocker]
A Potamogeton Filiformis pode chegar a até 45 ou 50 cm de comprimento, ramificando-se na base. Folhas com 5 cm de longo por 1 cm de largura com a extremidade arredondada. A inflorescência é constituída por uma espiga, com 2 a 4 verticilos de flores hermafroditas muito distanciadas, suportada por um pedúnculo comprido. Fruto caranado (em forma de quilha), esverdeado e com aproximadamente 2 mm de comprimento.
A Potamogeton Filiformis é uma planta submersa (não tem folhas de flutuação), podemos a encontrar nos EUA, Ásia, Egipto, Austrália e Europa (até 2500 m de altitude). O seu habita é de zonas de água parada, normalmente é encontrado sobre cascalho, areia, limo ou lama em locais onde a água é rica em bases, eutróficas ou ligeiramente salobra.
Também podemos a encontrar com frequência nas bordas rasas dos grandes Lagos e rios, em que a profundidades seja de pelo menos 1,2 m, mas aparentemente frutificam melhor em águas rasas e calmas, altamente mineralizadas sobre um fundo arenoso.
Uma planta muito original, mas infelizmente difícil de crescer no aquário, a Potamogeton Filiformis requer muita luz, com um solo arenoso, e prefere temperaturas abaixo de 20 ° C.
[/sociallocker]