(Linnaeus, Carl von, 1753)
(Linnaeus, Carl von, 1753)
[sociallocker]
O nome Potamogeton Gramineus (Gramineus significando ‘relva’) e uma das espécies nomeadas por Linnaeus em Species Plantarum (1753). No entanto, devido à sua natureza altamente variável e a sua disposição para a hibridação; a Potamogeton Gramineus de várias folhas tem recebido um grande número perturbadora de sinónimos.
A análise do seu DNA que indica que a Potamogeton Gramineus é uma das plantas de folhas largas; claro a Potamogeton Gramineus é provavelmente a mais estreitamente relacionada com o Potamogeton lucens do grupo das Potamogeton.
Esta é uma planta aquática que cresce de uma rizoma rastejante que enraíza-se no substrato. A Potamogeton Gramineus produz fina, cilíndrica e fortes ramificações; hastes geralmente têm menos de um metro de comprimento. O rizoma da Potamogeton Gramineus é espesso, tuberculoso, com ramificações verticais de 20 a 200 cm de comprimento.
As folhas são submersas sésseis, relativamente estreito, tipicamente com 4 -9 mm longo e 0,5 -1,2 cm de largura ao longo do caule principal; mas menor nos ramos secundários. As folhas das Potamogeton Gramineus são translúcidas, verdes pálidas com uma nervura central branca, e finamente dentada. As folhas de flutuação são mais de forma oval, de 2 -7 cm longo por 7-3,4 cm de largura, é suportado em longos do pecíolo. A espiga floral é suportada por um pedúnculo com 2 a 8 cm de comprimento.
A Potamogeton gramineus é nativa da sua maior parte do Hemisfério Norte, com uma distribuição Holarctic. Ela ocorre no norte da Europa (Grã-Bretanha, Irlanda, Islândia, Escandinávia, Alemanha, Suíça, França, Polónia, Rússia, Estados Bálticos), Greenland, América do Norte (EUA excepto para o sudeste, Canadá). Há populações periféricas do sul da Europa (Ibéria, Córsega, Itália), Cáucaso, Pirenéus e oeste dos EUA.
Vive geralmente em cursos de água lentos ou em zonas de água parada. É fácil de a manter em lagos de jardim ou em aquários de água fria, desde que disponha de intensa iluminação. Prospera bem num solo constituído por areia grossa e argila. Podemos multiplicá-las cortando pedaços do rizoma com raízes. As folhas flutuantes, geralmente inestéticas no aquário, podem ser cortadas pela base.
As Potamogeton gramineus crescem em vários tipos de massas de água incluindo charcos, lagos, pântanos, valas e correntes. Ele é normalmente restrita a águas mais rasas, menos de 1 m de profundidade, embora tenha sido registado; algumas crescendo a mais de 5 m de profundidade na água muito clara, em Oligotrophic em Llynnau Cregennen, País de Gales. É intolerante a poluição de nutrientes e não é geralmente encontrado na base de água-pobre de alcalinidade inferior a cerca de 200 mEq litro. As raízes penetram a uma profundidade de cerca de 10 cm.
A Potamogeton gramineus não é para o cultivo geral, embora seja uma planta atraente e cresce bem em uma lagoa do jardim ou aquário. Seu crescimento é mais lento do que espécies mais submerso; de folhas atraentes e de hábito de produzir um número limitado de folhas flutuantes tornam muito ornamental. É adequado para lagos de jardim, o seu tamanho é menor do que muitos outros Potamogeton que também é um benefício.
[/sociallocker]