BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: Filtro

Esta página teve 1.410 views
Como funciona o filtro de fundo de aquário

O filtro de fundo foi uma das mais importantes descobertas para a aquariofilia, pode dizer-se que a sua função no aquário é quase indispensável (para algum tipos de aquários).

Existem vários modelos de filtro de fundo, mas todos tem o mesmo principio de funcionamento, mas segue todos o mesmo princípio de funcionamento. A água é obrigada a atravessar a areia até ao fundo falso ou numa rede de tubos perfurados de onde é de novo enviada a superfície por meio de um ou mais elevador de ar.

A massa filtrante é portanto a própria areia do aquário pelo que o rendimento do filtro será proporcional a superfície do fundo por ele ocupado. Este filtro deve funcionar lentamente de forma a poderem ver as bolhas no elevador de ar, pois a sua principal função é efectuar uma filtragem biológica.

No caso de o aquário estar pouco povoado pode utilizar-se unicamente este filtro, mas regra geral é conveniente a adição de um filtro mecânico do tipo interior ou exterior.

O Filtro de fundo

Como funciona o filtro de fundo.

Não a materiais de filtração. Uma placa perfurada é simplesmente colocada por de baixo do areão onde é criado uma camada aeróbia para que as bactérias se desenvolvem dentro de uma água rica em oxigénio. Uma saída de ar faz circular a água através do areão duma maneira permanente, ou empurrando a água de baixo do areão e através de qual ela sobe, esta é a filtração por fluxo invertido.

Filtro de placa biológico.

A água atravesse o areão onde ele entre em contacto com colónia de bactéria que transforma os restos, a água purificada atravessa de seguinte as ranhuras da placa e volta subir para o tubo de ar.

Cabeça motorizada para Filtro de fundo

Cabeça motorizada

Pode-se aceleirar a pesagem de água do filtro, colocando uma cabeça motorizado por cima do tubo de saída da placa do fundo. A Cabeça motorizada é indicada para os aquários de grandes dimensões.

 

filtro de fundo com cabeca

Instalação de um Filtro de fundo

O filtro de fundo deve cobrir exactamente o fundo do aquário. Se for uma placa de fundo comprada da loja, poderá ser preciso cortar ou acrescentar a placa a medida do aquário.

1º – Ponha a placa do fundo do aquário vazio e fixa os cantos com um pouco de silicone.

2º – Instala o tubo da saída do ar a um canto do aquário, se for preciso pode colar o tubo com silicone. Uma pedra difusora contribui para fazer a circulação da água dentro do tubo. Para um aquário de água doce, um filtro de fundo é suficiente com um pequeno compressor de ar. Mas para os aquários de águas salgadas, o melhor e utilizar um filtro externo.

Trichogaster labiosa
Aponogeton Desertorum
Aponogeton Desertorum
O nosso grupo no Facebook
Aponogeton Desertorum
Aqualon-2010-Janeiro-Fevereiro-Marco
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook