Em Outubro de 2009 foi a pior seca em 60 anos que castigo a Amazónia Brasileira. A Greenpeace alerta que o desnatamento e as mudanças climáticas podem transformar a Bacia da Amazónia num ecossistema muito mais seco, que poderá vir a resultar em um processo irreversível de perda de biodiversidade.
A forte seca que afecto a Amazónia pode ser o aviso que os País precisavam para conscientizar-se de uma vez por todas, das causas que podem a vir condenar a maior floresta tropical do nosso planeta ao desastre, o desnatamento descontrolado e o aquecimento global. Estaríamos já às portas de um futuro em que não vamos poder recuar ou trata-se de um fenómeno conjuntural?
[sz-youtube url=”http://www.youtube.com/watch?v=m2ykIivvEZ0″ /]
Deixo aqui o artigo em foto
(Não a muito para dizer as fotos falam por si mesmo)
Vista aérea da região amazónica atingida pela pior seca das últimas décadas.
Pescadores entre milhares de peixes mortos no Paraná do Manaquiri (a 150 km de Manaus), um braço de rio agora reduzido a um córrego.
O grande lago em frente à cidade de Manaquiri transformou-se em um raso córrego, por onde somente pequenas canoas conseguem navegar.
Peixes mortos não a palavras para descrever este cenário
Dá para ver obviamente o que eram pequenas ilhas, agora dá para atravessar a pé. Isso é terrível. Essa imensa quantidade de lodo abrigava um rio, que não existe mais.
Isso foi deprimente. Para não acontecer vamos lutar
Existe esperança para região amazónica nos próximos anos? Será que o Brasil vai finalmente tomar uma atitude?