Dropsy é um antigo termo médico para uma condição que hoje seria mais provavelmente chamada de edema, o inchaço dos tecidos moles em uma cavidade do corpo, como o abdômen, devido a um acúmulo de água e outros fluidos. O termo inglês deriva da palavra inglesa dropesie, da palavra francesa hidropse , e da palavra grega hydrops , que é ela própria uma derivação de hydro , que significa água.
Embora o termo hidropisia, actualmente é raramente ouvida na ciência médica humana, ainda é usado para descrever um problema de saúde específico nos peixes. A Dropsy refere-se a uma condição em que os peixes geralmente têm barrigas extremamente inchada, e o uso continuado do termo provavelmente tem a ver com a forma com que é retratada com precisão o sintoma visual, a barriga inchada.
A Dropsy nos peixes é na verdade um conjunto de sintomas causados por uma infecção de uma bactéria comumente presente em todos os aquários. Consequentemente, qualquer peixe pode abrigar as bactérias causadoras de hidropisia, os peixes saudáveis raramente são vítimas desta doença. Os peixes são apenas susceptíveis quando o sistema imunológico é comprometido por algum outro factor de estresse. Se todos os peixes no aquário estiverem sob estresse, é bastante comum que o aquário inteiro esteja infectado.
À medida que a infecção progride, podem aparecer lesões de pele, a barriga se enche de fluidos e fica inchada, os órgãos internos são danificados e, finalmente, o peixe infectado morrem. Mesmo com tratamento imediato, a taxa de mortalidade é alta. É muito improvável ter um tratamento bem-sucedido, a menos que um peixe seja diagnosticado nos estágios iniciais da infecção.
Os sintomas da infecção bacteriana subjacente podem variar amplamente. Alguns peixes terão a barriga com o inchado clássico, outros apresentam lesões de pele, enquanto outros ainda apresentam poucos sintomas. Essa variabilidade é o que dificulta o diagnóstico. Na maioria dos casos, vários sintomas são observados, tanto físicos quanto comportamentais.
Esses sintomas ocorrem progressivamente à medida que a doença avança. Os órgãos internos são afectados, principalmente o fígado e os rins. A anemia ocorre, fazendo com que as brânquias percam sua cor vermelha normal. À medida que o abdome se enche de fluido, os órgãos são empurrados para o lado, às vezes fazendo com que a coluna se curve. As escamas se eriçam do corpo, dando a aparência de uma pinha. Este sintoma é uma indicação clássica de uma infecção grave.
O agente que causa os sintomas da hidropisia é geralmente a bactéria Aeromonas , muito comum , uma das várias bactérias gram-negativas que esta presentes na maioria dos habitats de aquário. A bactéria é conhecida como Gram-negativa porque reage a um procedimento comum de identificação por coloração de Gram.
As bactérias só levarão a uma infecção grave se um peixe já tenha um sistema imunológico deficiente. Isso pode acontecer como resultado do estresse de vários de factores, como exemplo:
Geralmente, uma única exposição ou uma a curto prazo a estes estresse não comprometerá a capacidade do peixe de combater a infecção. Na maioria dos casos, a exposição ao longo período a algum destes estresse, ou a vários factores de estresse mesmo que seja em um período rápido pode afectar o sistema imunológico do peixe.
A infecção que causa hidropisia não é facilmente curada. Alguns especialistas recomendam que todos os peixes afetados sejam sacrificados para evitar a propagação da infecção aos peixes saudáveis. No entanto, se a infecção for eliminada precocemente, é possível salvar os peixes afectados. O tratamento é direccionado para corrigir o problema subjacente e fornecer cuidados de suporte ao peixe doente:
É importante separar qualquer peixe infestado para outro aquário para não afeitar dos restantes peixe saudável. Enquanto os peixes afectados estão em quarentena, faça uma troca parciais de água no aquário original e monitoram os peixes restantes de perto para o possível aparecimento de sintomas nos peixes.
O sal deve ser adicionado ao aquário hospital, novamente na proporção de 1 colher de chá por litro de água cada vez que fizeram a troca de água. Mantenha o aquário hospital escrupulosamente limpo e faça trocas de água parciais semanais.
Forneça ao peixe doente uma variedade de alimentos frescos e de alta qualidade. Muitas vezes isso é suficiente para resolver a infecção em casos que não esteja muito avançada. Mantenha o peixe em observação durante várias semanas após os sintomas desaparecerem.
Antibióticos devem ser usados se o peixe não responder imediatamente. Recomenda-se um antibiótico de amplo espectro especificamente formulado para bactérias gram-negativas, como Maracyn-Two. Um período de 10 dias é o ideal para garantir que a infecção seja erradicada, mas você deve sempre seguir as instruções do fabricante quanto à duração e dosagem.
Tal como acontece com muitas outras doenças, a prevenção é a melhor cura. Quase todos os factores que enfraquecem os peixes que são suficiente para torná-los susceptíveis à infecção, podem ser evitados. Como a má qualidade da água, que é a causa mais comum de estresse, uma boa manutenção do aquário é fundamental. Factores a serem considerados incluem:
Se o tanque estiver bem conservado e os peixes receberem uma dieta saudável, surtos de infecções que causam hidropisia são improváveis.