BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: Iluminação

Esta página teve 729 views
As lâmpadas HQI muito utilizadas em aquário de água salgada

As lâmpadas HQI

(de halogéneo metálicos) são habitualmente utilizadas da iluminação dos aquários de água salgada, também são muito utilizadas em aquários de água doce. São apropriadas particularmente para os grandes aquários que estão bem plantados. Como as lâmpadas HQL, implicam a necessidade de um aquário aberto e devem ser suspensas proximamente a 30 cm acima do nível da água. As lâmpadas HQI acendem-se igualmente progressivamente o que é muito bom para os habitantes dos aquários.

As lâmpadas HQI muito utilizadas em aquário de água salgadaAs lâmpadas HQI oferecem umas gamas de potência mais largas, cerca de 70 para 1000 watts. Por isso são mais adaptadas para os aquários de maiores profundidades. A cor destas lâmpadas é igualmente mais agradável.

A temperatura da cor vai de 1000°K à 11500°K  (ver mais em baixo). Estas lâmpadas têm uma boa duração de vida e devem de ser trocadas uma única vez todas as 15.000 horas. As lâmpadas HQI iluminam uma superfície mais importante que as lâmpadas HQL, e por consequente são mais adaptadas aos aquários compridos.

Só uma lâmpada de 150 Watts pode ser adaptada perfeitamente para iluminar um aquário de um metro de comprimento e 70 cm de largura. É frequentemente justificado o complemento da lâmpada HQI com um tubo de lâmpada fluorescente marinha de 10.000 °K (azul) a fim de enriquecer o seu espectro. Certas lâmpadas HQI dispõem de um lugar para este tipo de lâmpada fluorescente (tomar por exemplo Hagen Marineglo ou JBL Solar Marín).

Os inconvenientes são:

Os preços elevados das lâmpadas, e devem se verificar que são UV-PARAGEM o que é um grande inconveniente. Existe conjuntos, menos caros, (do tipo montar você mesmo). As lâmpadas HQI libertam muito calor, o que pode tornar-se problemático no verão, quando a temperatura da água já tem tendência a aumentar. As lâmpadas são protegidas por um vidro, que filtra os UV emitido pela lâmpada e que convém limpar regularmente. É necessário cuidado, para não manipular a lâmpada (mesmo frios) diretamente com as mãos, utiliza sempre um pano. Por último, o peso do suporte da lâmpada completo é frequente ficar perto de 30 Kg, o que torna necessária uma boa fixação mural.

Índice de Tornado Cores (IRC)

As lâmpadas HQI muito utilizadas em aquário de água salgadaO IRC é uma grandeza que permite revelar todos os matizes da lâmpada, mesmo os mais sutis. É por isso que é um parâmetro cuja importância está no domínio do estético. O valor do IRC deve ser superior à 80, o valor ótimo é de 100. Uma boa iluminação poderá ter um IRC de 98. Raros são as iluminações que convêm igualmente para as plantas que para os peixes. É por isso que pode-se utilizar dentro da mesma calha, vários tubos de características diferentes. Alguns serão dedicados à valorização da cor dos peixes e outros ao crescimento das plantas. O IRC é ligado à temperatura de cor.

 

O valor do IRC é classificado por gama:

1A = IRC> =90,

1B = IRC entre 80 e 89

2B = IRC entre 70 e 79,

3B = IRC entre 60 e 69,

4B = IRC entre 40 e 59,

5B = IRC <39.

Evidentemente, que na aquariofilia se escolherá um tubo tão possível com 1A mas nunca debaixo de 1B.

Aplocheilus lineatus
Potamogeton Crispus
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Crispus
Practical Fishkeeping - 2016 - 02-Fevereiro
Copyright © 1983- 2020 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook