(de halogéneo metálicos) são habitualmente utilizadas da iluminação dos aquários de água salgada, também são muito utilizadas em aquários de água doce. São apropriadas particularmente para os grandes aquários que estão bem plantados. Como as lâmpadas HQL, implicam a necessidade de um aquário aberto e devem ser suspensas proximamente a 30 cm acima do nível da água. As lâmpadas HQI acendem-se igualmente progressivamente o que é muito bom para os habitantes dos aquários.
As lâmpadas HQI oferecem umas gamas de potência mais largas, cerca de 70 para 1000 watts. Por isso são mais adaptadas para os aquários de maiores profundidades. A cor destas lâmpadas é igualmente mais agradável.
A temperatura da cor vai de 1000°K à 11500°K (ver mais em baixo). Estas lâmpadas têm uma boa duração de vida e devem de ser trocadas uma única vez todas as 15.000 horas. As lâmpadas HQI iluminam uma superfície mais importante que as lâmpadas HQL, e por consequente são mais adaptadas aos aquários compridos.
Só uma lâmpada de 150 Watts pode ser adaptada perfeitamente para iluminar um aquário de um metro de comprimento e 70 cm de largura. É frequentemente justificado o complemento da lâmpada HQI com um tubo de lâmpada fluorescente marinha de 10.000 °K (azul) a fim de enriquecer o seu espectro. Certas lâmpadas HQI dispõem de um lugar para este tipo de lâmpada fluorescente (tomar por exemplo Hagen Marineglo ou JBL Solar Marín).
Os preços elevados das lâmpadas, e devem se verificar que são UV-PARAGEM o que é um grande inconveniente. Existe conjuntos, menos caros, (do tipo montar você mesmo). As lâmpadas HQI libertam muito calor, o que pode tornar-se problemático no verão, quando a temperatura da água já tem tendência a aumentar. As lâmpadas são protegidas por um vidro, que filtra os UV emitido pela lâmpada e que convém limpar regularmente. É necessário cuidado, para não manipular a lâmpada (mesmo frios) diretamente com as mãos, utiliza sempre um pano. Por último, o peso do suporte da lâmpada completo é frequente ficar perto de 30 Kg, o que torna necessária uma boa fixação mural.
O IRC é uma grandeza que permite revelar todos os matizes da lâmpada, mesmo os mais sutis. É por isso que é um parâmetro cuja importância está no domínio do estético. O valor do IRC deve ser superior à 80, o valor ótimo é de 100. Uma boa iluminação poderá ter um IRC de 98. Raros são as iluminações que convêm igualmente para as plantas que para os peixes. É por isso que pode-se utilizar dentro da mesma calha, vários tubos de características diferentes. Alguns serão dedicados à valorização da cor dos peixes e outros ao crescimento das plantas. O IRC é ligado à temperatura de cor.
1A = IRC> =90,
1B = IRC entre 80 e 89
2B = IRC entre 70 e 79,
3B = IRC entre 60 e 69,
4B = IRC entre 40 e 59,
5B = IRC <39.
Evidentemente, que na aquariofilia se escolherá um tubo tão possível com 1A mas nunca debaixo de 1B.