BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: Iluminação

Esta página teve 512 views
As lâmpadas HQL são utilizadas em aquário plantados

As lâmpadas HQL

oferecem mais qualidade e mais potência do que uma outra lâmpada de iluminação. Como vimos, as calhas de iluminação de aquário, frequentemente são limitadas devido a sua impossibilidade de receber mais tubos de lâmpada florescente. É possível alterar uma calha de iluminação, mas as boas calhas de iluminação são frequentemente e excessivamente caras.

As lâmpadas HQL são utilizadas em aquário plantados Uma solução aceitável é o uso de lâmpadas HQL. Trata-se de lâmpadas de vapor de mercúrio que satisfazem perfeitamente o crescimento das plantas. O uso de tais lâmpadas implica eliminar a calha de iluminação convencional (as lâmpadas HQL posicionam-se 30 cm acima do nível da água).

O preço é elevado mas razoável, a partir de uma lâmpada de 80 ou 125 Watts é possível superar as necessidades do aquário, mas se necessitamos de mais iluminação, podemos utilizar tantas lâmpadas HQL que forem necessárias. O peso das lâmpadas é de cerca de 3 Kg. Uma vantagem interessante das HQL, é que acendem-se progressivamente evitando assustar os peixes.

Um dos principais defeitos das lâmpadas HQL é a sua tonalidade não muito agradável, mas é razoavelmente mais valorizada nas cores dos peixes, por isso supera os seus defeitos. A temperatura de cor  é de 4200 °K. As lâmpadas HQL iluminam um espaço cónico, e entre duas lâmpadas devem ter 70 cm o máximo para evitar a zona de sombra.

Temperatura de cor

As lâmpadas HQL são utilizadas em aquário plantados

A temperatura de cor é um parâmetro que indica a tonalidade dominante da luz. De vermelho para temperaturas baixas, à azul para temperaturas elevadas. A temperatura de cor exprime-se em graus Kelvin (°K). Os valores possíveis vão de 0 acerca de dezena de milhares de graus Kelvin. Dizia-se que as melhores iluminações devem ser neutras (luz branca dita “Luz do dia” ou DayLight) ou seja entre 400°K e 7000°K. A luz do sol à uma temperatura de cor situada por volta de 6500°K (depende da hora e as condições climáticas). Uma boa iluminação deverá estar próxima da temperatura de cor do sol 6500°K. A imagem abaixo dá uma ideia da tonalidade em função da temperatura de cor em °K.

Aphyosemion australe
echinodorus-subalatus
Echinodorus Subalatus
O nosso grupo no Facebook
Echinodorus Subalatus
Aqualon - 2014 - Julho - Agosto - Setembro
Aqualon - 2013 - Janeiro - Fevereiro - Marco
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook