BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: Decoração

Esta página teve 1.353 views
Madeira um elemento ideal para decorar o aquário

Troncos de madeira é um elemento muito utilizado na decoração do aquário

 

As madeiras e as pedras em conjuntos dão ao aquário um especto bastante natural. No entanto este tipo de decoração encontra-se pouco vulgarizado. A madeira ou raízes disponíveis nas lojas especializadas em aquariofilia são adequadas para a decoração de quase todos os tipos de aquários de águas doce (com exceção, temos os aquários destinados a Ciclídeos dos grande lagos africanos) Estes tipo de madeira é decorativa e resistente. Podem utilizar-se com sucesso os seguintes tipos de madeiras.

 

Madeira fóssil:

Trata-se de restos de árvores soterradas em turfeiras e que estejam impregnadas de ácidos húmicos resistente a putrefação.

Troncos, raízes de salgueiro:

Muitas árvores oferecem-nos ramos e raízes retorcidas que dão uma grande naturalidade a decoração do aquário. Nem todos são adequados, porque alguns passam demasiadas substâncias poluentes e outras inclusive substâncias tóxicas. Não faz mal dizer que nunca se deve cortar um ramo ou raiz com esta finalidade, alem disso, não é ético para um amante da natureza.

É melhor utilizar madeira bem seca, desde que tenham estado imersas durante alguns meses. Contudo deve fervê-las varias vezes até que a água deixa de ficar castanha, para se evitar que isso aconteça, basta depois da fervura, mergulhar durante algum tempo o tronco, numa solução de fungicida, das existentes no mercado para serem utilizados em aquariofilia.

A planta da vinha (cepas) oferece uma grande riqueza de formas em troncos e raízes. Um bom tronco pode ser alastrado com pedras e atada com um fio de nylon.

Todas estas madeiras quando colocadas no aquário sofrem uma deterioração mais ou menos lenta. Para as neutralizar em absoluto devemos cobri-las com uma camada de “resina de polyester”. O melhor, é só usar madeira comprada numa loja especializada em aquariofilia. A madeira colhida na natureza por não ter sido sujeita ao processo natural de conservação vai apodrecer no aquário libertando ainda substancias que vão poluir a água do aquário.

Trichogaster fasciata
planta aquario potamogeton lucens
Potamogeton Lucens
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Lucens
The Aquarium
Copyright © 1983- 2020 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook