Na maioria dos aquários, a simples trocas gasosas a superfície não são suficiente para as necessidades dos peixes e plantas. Também o oxigénio produzido durante o dia pelas plantas é geralmente insuficiente. E portanto é necessário provocar uma oxigenação artificial da água do aquário.
Este tipo de bomba pode ser barulhentas e deve ter uma manutenção regular, podemos regular o débito de ar dos maiores modelos. Normalmente utilizam-se pequenos compressores de ar. O ar sob pressão é conduzido por tubos de plásticos até aos filtros e pedras difusores de matéria porosa, que o dividem em pequenas bolhas. Estas devem ter um diâmetro aproximado de 2 mm, para poderem provocar uma boa movimentação da água. Os difusores de madeira que fornecem bolhas muito pequenas são de desaconselhar. Esta movimentação da água alem de facilitar a eliminação do anidrido carbónico, serve também para misturar as diversas camadas de águas, evitando assim uma estratificação térmica.
Ainda, sobre os compressores é de referir que se devem colocar acima do nível da água do aquário para caso de haver uma falha do seu funcionamento, não se estabelecer o “efeito de sifão” pelo tubo de ar. Se não for possível colocar o compressor acima da superfície da água do aquário, o tubo do ar deve subir uns 20 cm antes de ser ligado ao compressor.
As dimensões do compressor de ar, não têm nada a ver com o tamanho do aquário. Um pequeno modelo pode ser o suficiente para um aquário de 60 cm de comprimento. Mais devemos saber qual é a quantidade de ar que vamos precisar para o aquário. Um compressor maior produz mais ar, tem se pensar que deve servir para fazer trabalhar vários filtros, vários difusor ou uma aquário de criação de Artémia, é o melhor ter um compressor maior, este tem um regulador da quantidade de ar que sai. Para fazer a oxigenação, fazemos passar o ar que sai do compressor para um bloco ou uma pedra de material poroso que desfaz o fluxo em pequena bolha de ar. As pedras porosas podem desfazer com o uso.
Estes modelos são maiores e mais caros. Eles são recomendados para os aquários de água salgadas ou para os grandes aquários de água doce.