BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: As Plantas

Esta página teve 1.454 views
Como plantar correctamente plantas aquáticas no seu aquário

Quando vamos fazer o plantio no nosso aquário, é importante sabermos como plantar correctamente as plantas aquáticas

Como plantar corretamente plantas aquáticas no seu aquárioraiz é o órgão da planta que normalmente se encontra abaixo da superfície do substrato. Tem duas funções principais, servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais como potássio e fósforo (matéria bruta ou inorgânica). As plantas aquáticas são muito importantes para o equilíbrio do aquário de água doce. Algumas plantas são emersas (palustres) ou flutuantes (nadantes, apresentam raízes aquáticas).

 

 

Zonas da raiz

Colo – Zona que faz a ligação da raiz com o caule.

Zona de ramificação– zona onde se localizam as raízes secundarias, que ajudam a fixar a planta ao substrato.

Zona pilosa ou de absorção– zona com uns pelos muito finos que servem para absorver água com sais minerais,

Zona de crescimento da raiz – local onde se dá o crescimento da raiz

Coifa ou zona de proteção – parte terminal da raiz

 

Como plantar corretamente plantas aquáticas no seu aquárioRaízes

Com ajuda de uma faca ou tesouras bem afiada, corte as raízes podres. Assim encorajará a planta a formar mais raízes novas. Também corte as folhas de baixo que arriscam a ser enterradas e apodrecem, assim evita-se a poluição do aquário com as folhas mortas.

Forme um buraco no substrato e coloque lá a plantas aquáticas. Ajuste as areias suavemente enquanto levantam para cima a pequena planta, até que aparece ao nível da superfície do substrato, o colo da raiz.

 

Como plantar corretamente plantas aquáticas no seu aquárioBolbos

Podemos limpar as raízes velhas do bolbo para favorecer a formação de novas raízes e prestar atenção para não eliminar muitas folhas. É necessário que os brotos permaneçam visíveis. É por que só a metade do bolbo é que deve ser enterrado no substrato. Podemos fixar as plantas aquáticas por meio de grampos de plástico.

 

 

 

Como plantar corretamente plantas aquáticas no seu aquárioTubérculos

Cortando de uma parte das raízes dum tubérculo, pode se provocar a formação de novas raízes e assim fortalecer o desenvolvimento da planta. O pedaço de raiz do tubérculo que cortamos, também pode dar origem a uma nova planta. Esta tem que ser plantada como os bolbos, o topo do pedaço do tubérculo tem que permanecer fora do substrato.

 

 

Como plantar corretamente plantas aquáticas no seu aquário Rizomas

Estes tipos de plantas têm que ser plantada com os rizomas de forma inclinada, só as partes maiores é que são enterrado, mas é necessário que o nó permaneça da superfície. É ao nível do nó que são formados os novos brotos.

 

 

 

 

Como plantar corretamente plantas aquáticas no seu aquárioTalos

A pessoa comete frequentemente o erro de juntar as plantas em molhos. Na realidade, o que é necessário são, as plantar em grupo, enquanto estamos a fazer o plantio, temos que fazer os buracos um pouco afastado uns dos outros. Desta maneira, o efeito será muito mais estético e se um caule vier apodrecer, não contaminará os outros.

 

Trichogaster labiosa
Potamogeton Crispus
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Crispus
The Aquarium
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook