BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: As Plantas

Esta página teve 860 views
As plantas são muito utilizadas para ecossistema do aquário

As plantas aquário são necessárias para o ecossistema do aquário.

As plantas de aquário além de serem um dos principais elementos decorativos no arranjo dos aquários, também desempenham um papel importante na higiene e do equilíbrio.

Alimentam-se dos sais minerais provenientes da transformação pelas bactérias dos detritos orgânicos constituídos pelos restos de comida e excrementos dos peixes. Esta absorção se exerce tanto pelas raízes como pelas folhas, o que explica que a maioria das espécies se adapte bem a viver em aquários com um solo pobre. No entanto, outras plantas mais exigentes têm a necessidade de um substrato mais rico.

 

Para isso, utiliza-se um composto a base de terra vegetal, argila e turfa. O que pode trazer problema no caso de se utilizar um filtro de fundo, pois a terra não pode ficar a circular pelo filtro de fundo. A solução é colocar a terra coberta com uma camada de areia, dentro de uma cova escavada na areia do aquário, e revestida de uma folha de plástico transparente. Também se podem utilizar, para este efeito um vaso ou um recipiente de vidro, mas pela dificuldade que temos em os escondermos, tornam-se bastante inestéticos.

As plantas de aquárioDurante o dia as plantas exercem a sua função clorofila, pela qual efetuam a síntese das matérias orgânicas, ao mesmo tempo absorvendo dióxido de carbono e produzindo oxigénio. Desta forma contribuem também para a oxigenação da água do aquário.

Assim como os peixes, as plantas também tem exigências particulares de cada espécie, no que diz respeita a temperatura, qualidade da água, luz, etc., embora apresentem uma grande tolerância em relação a estes requisitos.

É de salientar a conveniência de escolher plantas e peixes que tenham a mesma proveniência geográfica. Isto, além de resolver desde logo os problemas da qualidade da água, da luz etc. Dá ao aquário, uma função mais educativa e por vezes, origina observações de curiosos comportamentos dos seus habitantes.

 

 

Macropodus opercularis
Macropodus opercularis
Aponogeton Bernierianus
Aponogeton Bernierianus
O nosso grupo no Facebook
Aponogeton Bernierianus
Aqualon - 2014 - Julho - Agosto - Setembro
The Aquarium
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook