BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario

Categoria: Noticias

Esta página teve 2.361 views
A região Norte do Brasil e os seus encantos

Na Região Norte do Brasil podemos encontrar cerca de 1/3 das espécies vivas do planeta.

Na Região Norte do Brasil podes encontrar pássaros, flores, peixes e plantas, vitórias régias e os animais. Natureza exuberante com suas matas e rios com 1 /3 das espécies vivas do planeta. Por outro lado, a Zona Franca de Manaus criada pelo Governo Federal para desenvolver a indústria da região e as grandes metrópoles como Manaus e Belém.

 

Região Norte do BrasilDIVERSIDADE CULTURAL.

Além da riqueza natural, a Amazónia abriga uma diversidade cultural. Lá vivem cerca de 170 povos indígenas, com uma população aproximada de 180 mil indivíduos, 357 comunidades remanescentes de antigos quilombos e milhares de Seringueiros, Castanheiros, Ribeirinhos, Babaçueiras, Garimpeiros, Apanhadores de Castanhas do Pará, Boiadeiros da Roraima, Vaqueiros de Marajó e Arpoador de jacaré.

O homem branco e o índio se misturaram e formarem o caboclo. Ele é alto, forte e moreno. Do branco tem a fala e a ambição, mas sua cultura é indígena. Come mandioca e milho, caça, pesca, faz moquém (grelha de varas para assar carne e peixe), dorme em rede e fuma. As canoas (feitas de troncos de árvores) são seus barcos e suas montarias.

Uns dos principais meios de transporte dos moradores da região Norte são os barcos ou “recreios” grandes embarcações, geralmente feitas de madeira, alguns chegando a ter dois andares. No porão, diversas cargas, desde frangos congelados a geradores de energia eléctrica, para o abastecimento das cidades ribeirinhas.

Região Norte do BrasilNo primeiro piso da embarcação, alguns passageiros e os responsáveis pela entrega das mercadorias se acomodam dividindo espaço com o restante da carga que não coube nos porões. O segundo piso é reservado para acomodar mais passageiros e é onde ficam os banheiros e o refeitório, é indispensável levar a sua própria rede e se possível com os dois pedaços de corda para amarrá-la onde achar mais apropriado. O terceiro piso funciona como área comum de lazer para os passageiros e é ainda onde, geralmente ficam os camarotes de cabines com camas beliche e ar condicionado para os viajantes mais exigentes de conforto. Região Norte do país é muito conhecida e muito explorada, mas pouco visitada.

INFORMAÇÕES GERAIS

A região norte possui 11.290.093 habitantes, 7% da população total do país, a sua demografia é a mais baixa entre todas as regiões geográficas, com 2,91 habitantes por km2. (devido a grande quantidade de mata fechada e rios). A região Norte ocupa 45,3% do território brasileiro. Numa área de 3.869.169 km2 e é formada pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondónia, Roraima e Tocantins. A economia da região Norte baseia-se no extrativismo vegetal de produtos como madeiras e castanha-do-pará, no extrativismo mineral de ouro, diamantes, cassiterita e estanho.

Brycinus longipinnis
Aponogeton Desertorum
Aponogeton Desertorum
O nosso grupo no Facebook
Aponogeton Desertorum
The Aquarium
Copyright © 1983- 2020 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook