Para a maioria das pessoas, o grande fascino de ter peixes nos aquários esta em conseguir que uma ou mais espécies se reproduzam. Muitas destas espécies reproduzem-se com facilidade, requerendo apenas a cuidadosa protecção das crias que saem já vivas do corpo da mãe.
Mas outras necessitam de condições especiais e cuidados constantes. Certas espécies nunca se reproduziram em cativeiro, mas isto não impossibilita a possibilidade de alguém vir a ser a primeira pessoa a conseguir. Muitos dos peixes que são reproduzidos hoje em dia para venda, não o eram ainda há anos atrás. Para começar, deve-mos ver as coisas deste modo na realidade não se “reproduzem” peixes tropicais, limitamo-nos a proporcionar aos peixes um ambiente favorável para se reproduzirem.
Certas espécies de peixes têm sido mais intensamente estudadas que outras, é por isso será possível descrever muito mais pormenorizadamente o comportamento desses peixes, outros têm um tipo de reprodução relativamente simples, pelo que requerem um estudo menos complexo. Mas em todos os casos tentarei dar todas as informações sobre os requisitos necessários à reprodução de modo tão pormenorizado que qualquer pessoa com um conhecimento geral de peixes tropicais poderá facilmente seguiram.