BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario
Esta página teve 7 views
Um aquário plantado especialmente pensado para os Cabeça de Fogo

Um aquário plantado é uma prática aquarística muito específica, onde a quantidade de plantas e o crescimento delas é muito grande, que tem a injeção de CO2 e nutrientes na água, e a luminosidade é relativamente elevada.

Menu:

1 – As Plantas

2 – Iluminação

3 – Montagem Passo a Passo

4 – Manutenção

Cabeça de Fogo

Grande aquário e comprido com uma boa quantidade de plantas e troncos é o típico habitat para os Hemigrammus bleheri

A adaptação do Cabeça de Fogo (Hemigrammus bleheri) é boa, apesar de se ter uma atenção quanto às oscilações no pH da água que devera ser bem acompanhada e o nível de CO2 na água pode vir a debilitar, em alguns casos, os Cabeça de Fogo. É por isso que é um aquário densamente plantado e muito rico em vegetação, mas a quantidade de peixes colocada é muito pequena.

Isso acontece porque a água fica no limite da estabilidade para os peixes, ou seja, para as plantas está ótima, mas para os peixes pode, em alguns momentos, intoxica os. Como neste tipo de aquário o foco principal são as plantas, são elas que acabam recebendo, melhor e maior atenção.

 

Em complemento deste artigo, veja também:

O Cabeça de Fogo (Hemigrammus bleheri), sabem mais sobro este lindo peixe


1 – As Plantas

Existe uma imensa variedade de plantas submérsas, semi-submérsas e flutuantes disponíveis nas Lojas. E todas elas são indicadas para conviverem com os Cabeça de Fogo, que não são comedores de plantas.

No aquário a colocação de plantas submérsas é as mais recomendáveis. Plantas semi-submérsas e flutuantes só são indicadas para os lagos ornamentais ou aquários que recebem claridade e iluminação natural, pois a luminosidade da lâmpada normalmente queima as folhas que ficam fora d’água.

Têm várias espécies de plantas que monte um aquário harmonioso, acompanhe o desenvolvimento vegetal. Algumas plantas podem amarelar, mostrando assim sinais de má adaptação, faça podas regulares, plante novas plantas e observe o aspecto geral do aquário.

Se você conseguir informações sobre as exigências ou habitat natural de determinada espécie de planta, isso vai ajudar a montar um aquário de água ácida, típico ambiente ideal para os Cabeça de Fogo (Hemigrammus bleheri), será muito bom que as plantas sejam, preferencialmente, originárias de ambientes de água também ácida.

Veja algumas sugestões de plantas indicadas:

  • Valisnéria
  • Musgo de Java
  • Aponogeton
  • Cryptocoryne
  • Cabomba
  • Anúbias
  • Elódea
  • Rabo de raposa (Myriophyllum)
  • Mayaca
  • Ceratophylíum (cabelo de urso)
  • Samambaia d’água (Ceratopteris)

 

Existem diversas opções de filtros que podem ser usados em um aquário em que os Cabeça de Fogo podem viver. Todos eles são muito funcionais e podem ser usados.

Tem vários filtros com vários sistemas de filtragem e de vários formatos disponíveis. Você pode usar 1 ou mais filtros em um mesmo aquário, 2 iguais ou 2 diferentes. A vazão do filtro ou do conjunto de vários filtros deve ser de 1,5 a 3 vezes o volume de água do aquário a hora.

O ideal é uma movimentação moderada na água. É importante é ter uma boa filtragem da água especialmente para o Cabeça de Fogo e para todas a maioria dos peixes, como que ele pode viver. É o que acontece nas regiões de chuvas constantes, onde a água é renovada muito frequentemente. O filtro ajuda nesta tarefa de diminuir a necessidade de trocas constantes de água no aquário.

Um exemplo de aquário pensado para a reprodução.


2 – Iluminação

A iluminaria deve ficar ligada de 8 a 12 horas por dia, um temporizador ligado para regular automaticamente poderá ajudar nesta tarefe de acender e apagar a luz do aquário. Uma iluminação a simular o dia auxiliara na fotossíntese das plantas.

A quantidade de luz para o aquário, vai depender exclusivamente das plantas que foram plantadas no aquário. Mas teremos que ter atenção que o Cabeça de Fogo (Hemigrammus bleheri) aprecia uma iluminação bem moderada no aquário.

Em complemento deste artigo, veja também:

O Cabeça de Fogo (Hemigrammus bleheri), sabem mais sobro este lindo peixe


3 – Montagem Passo a Passo

Para que o seu aquário se estabilize bem, num futuro próximo, pense sempre na ideia de formar um ecossistema, um verdadeiro micro-habitat que é montado quando escolhemos o solo, as plantas e a decoração do aquário.

As opções são muitas, os gostos são particulares de cada aquarista, que deve pensar sempre no objetivo final de formar um espaço aquático para aconchegante os peixes.

Esta é a finalidade do hobby Aquarismo.

A montagem de um aquário comunitário misto em que os Cabeça de Fogo estarão presentes poderá ser feita da seguinte forma:

Escolha o seu aquário e o local onde ele será colocado. Nunca esqueça de escolher um local calmo, arejado, discreto e sem que recebe iluminação natural direta do sol (isso evitará que algas verdes proliferem exageradamente, nos vidros, no solo, na decoração e nas plantas do aquário). Lave bem o aquário com água da torneira para retirar qualquer sujidade nociva para os peixes.

Escolha o tipo de substrato e lave-o bem na torneira. Use um balde e dê várias enxaguadas. Se utilizar substrato comprado em loja especializadas, pergunta ao vendedor, se tem a necessidade de ser lavado antes de ser usado no aquário. Adicione o substrato a altura do solo pode ter de 3 a 6 cm, conforme o tamanho do aquário.

Instale o filtro escolhido, encha o aquário com água da torneira, adicionando anti cloro na água. Instale o aquecedor (e/ou termostato) e a luminária. E adicione as plantas, sem esquecer que elas têm que ser todas na mesma região, no nosso caso da Bacia Amazónica.

Teste alguns parâmetros da água pH, dureza (GH) e temperatura, 30 minutos após a finalização da montagem do aquário. Se necessário, use o acidificante para diminuir o pH da água. Faça testes diários durante os primeiros 10 dias do aquário montado. E depois passe a fazer testes semanais e anotar sempre a data e os resultados.

Durante 2 dias mantenha o aquário em observação, observe a cor, o odor e o movimento da água. Verifique a funcionamento do filtro, da luminária, do temporizador e do desenvolvimento inicial das plantas.

Adicione os peixes, esta é a etapa que todos mais desejam, ver os peixes a nadar no aquário. Visite as Lojas e adquira seus peixes, mas que seja compatível com o tipo de água e que sejam indicados para um aquário que o Cabeça de Fogo (Hemigrammus bleheri) prefere viver.

Nesta altura o aquário especialmente pensado para os Cabeça de Fogo esta Pronto!

No futuro podemos colocar novos peixes. Mas teremos que pensar em coloca-los num aquário de quarentena entes dos introduzirmos no aquário principal. É conveniente os peixes passem de 10 a 15 dias em observação, para se evitar, que alguma doença possa entrar em seu aquário e/ou que algum peixe não compatível possa eventualmente destruir a boa harmonia atual do seu aquário comunitário misto.

Este aquário de quarentena deve ter a mesma água do aquário principal (trocar 1/4 de água por semana, tirando a água do aquário de quarentena e substituindo pela água do aquário principal). Sua montagem é bem simples: aquário com tampa + sem solo + filtro espuma + aquecedor + termômetro + pode ser colocado ao lado do aquário principal + algumas plantas soltas.


4 – Manutenção

A rotina de manutenção do aquário é importante para que o ambiente (habitat) se mantenha estável. Seja disciplinado, anote as datas das manutenções periódicas e os valores dos testes, faça uma espécie de diário de acompanhamento do aquário. Acostume-se a anotar tudo.

Esta é a rotina de manutenção:

  • Testes semanais a água do aquário.
  • Troque parcialmente (1/4) a água do aquário. Faça esta troca mensalmente, sifonando o fundo do aquário retirando os detritos que são sugados. Evite arrancar as plantas e/ou assustar os peixes. Faça esta sifonagem com muita calma. Não precisa pensar em limpar completamente o solo é apenas uma sifonagem simples.
  • Limpe os vidros que ficam na frente (use um limpador magnético ou um limpador de esponja). Você estará a retirando as algas verdes que eventualmente estão impregnadas nos vidros.
  • Lave a parte mecânica dos filtros internos e/ou externos motorizados e/ou canister (lave quinzenalmente). Se você tem mais de um filtro, lave um deles (totalmente) quinzenalmente.
  • Semanalmente complete (com água nova e ácida) a água que evaporou.

Se a sua ideia é montar um aquário comunitário misto em que Cabeça de Fogo fazem parte da população de peixes, confira a uma lista de espécies compatíveis e que possuem boas possibilidade de convivência pacífica, harmoniosa e saudável.

  • Mato Grosso, Tetra-serpae – Hyphessobrycon eques
  • Tetra Preto – Gymnocorymbus ternetzi.
  • Tetra Glowlight – Hemigrammus erythrozonus.
  • Tetra Santa Filomena – Moenkhausia sanctaefilomenae
  • Neon negro – Hyphessobrycon herbertaxelrodi
  • Peixe lápis – Nannostomus nigrotaeniatus
  • Chilodus – Chilodus punctatus
  • Tetra Pratinha-Lips – Hemigrammus rodwayi
  • Rosáceo – Hyphessobrycon erythrostigma.
  • Pratinha – Hemigrammus rodwayi
  • Rubrostigma – Hyphessobrycon rubrostigma.
  • Neon cardinal, Tetra Cardinal – Paracheirodon axelrodi.
  • Coridoras.
  • Limpa vidros.
  • Cascudos.
  • Acará Disco – Symphysodon.
  • Acará bandeira – Pterophyllum scalare.
  • Cruzeiro-do-sul – Hemiodus gracilis.
  • Barbus ouro – Barbodes semifasciolatus.
  • Paulistinha, Zebra – Danio rerio.
  • Tanictis – Tanichthys albonubes.
  • Rasboras.
  • Apistogrammas.

Em complemento deste artigo, veja também:

O Cabeça de Fogo (Hemigrammus bleheri), sabem mais sobro este lindo peixe

Afirmar que os peixes são compatíveis é uma afirmação muito difícil de ser feita, principalmente devido ao comportamento individual de cada peixe.

Relacionamos aqui alguns peixes que mostram indícios de boa adaptabilidade, no entanto fique atento, principalmente porque em água mais ácida (ambiente importante para o Cabeça de Fogo) as doenças bacterianas podem ser mais comuns, principalmente para novos peixes no aquário. E por isso que a quarentena é preventiva e importante.

Os Cabeça de Fogo são peixes fascinantes e que, em grandes grupos, enriquecem todo e qualquer aquário comunitário. Imaginar um aquário grande com um grande grupo de Cabeça de Fogo, por exemplo; e mais um outro grupo grande de Neons Tetra Cardinal, este conjunto de vida e cores a se movimentar certamente vai-lhe empolgar.

Trichogaster fasciata
planta aquario potamogeton natans
Potamogeton Natans
O nosso grupo no Facebook
Potamogeton Natans
The Aquarium
Aqualon - 2014 - Julho - Agosto - Setembro
Copyright © 1983- 2019 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor.
Uma paixão que já dura desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Facebook