BioPeixe.com

Bio Beixe

Tudo o conhecimento para o seu aquario
Esta página teve 350 views
Como fazer um lago no jardim

Um lago vai dar uma outra vida a qualquer jardim, seja ele qual tamanho for. Para além de ser visualmente muito agradável. Apela ainda a outros sentidos; nomeadamente o prazer de estar num bonito e colorido jardim, e ouvir o som da água a cair de uma cascata. Construir um lago no seu jardim, não é difícil, é mais fácil do que imagina!

como-fazer-lago-jardim

Como acontece com as piscinas pré-fabricadas, também existem lagos pré-fabricados que estão disponíveis nas lojas de jardinagem. Que pode ser facilmente colocados no espaço desejado, bastando para isso seguir as instruções que incluídas na embalagem. Podemos ainda mandar construir um lago em cimento, como se faria com uma piscina, ambas destas opções requerem algum investimento inicial, sendo uma ou outra a que escolha que fizer.

[sociallocker]

Se tiver com vontade de meter as mãos literalmente na terra pode fazer o seu próprio lago, só vai necessita apenas de um simples projecto (tem a vantagem de poder decidir qual o tamanho e a formato; ao contrário do que acontece com os modelos pré-fabricados). Vai necessitar de kit básico que é composto por um manta plástica/PVC/borracha e uma pequena bomba de água apropriada para o tamanho do lago que vai construir. É essencial o lago ter uma bomba de água para manter que a água do lago em circulação; evitando desta forma a atracão de mosquitos e outros insectos indesejados para a água parada.

Saber onde colocar um lago no jardim é como fazer a sua decoração, o jardim é o espaço a decorar e o lago é o elemento decorativo. A localização vai depender naturalmente do tamanho que vai ter no final, mas também o uso que ele vai ter. Vai querer o lago no centro do jardim ou num recanto mais privativo? Tem crianças em casa? Nesse caso deve optar por um lago mais elevado, em vez de um ao nível do terreno. Se o lago vai ter plantas e peixes; será importante receba pelo menos 4 horas de sol direito todos os dias.

Outra boa dica é evitar colocar junto ou debaixo de árvores, principalmente das árvores de fruta, isso vai evitar esteja constantemente repleto de folhas; de ramos partidos e das frutas que vão caindo. Todo isso vai prejudicar as plantas e os peixes, mas vai evitar que perdemos tempo na limpeza e manutenção, sobre tudo se ele for grande.

As plantas e os peixes de lago

Para o seu lago ter um ecossistema adequado, vai necessitar de ter vida aquática, plantas e/ou peixes adequados às condições climatéricas da sua região.

As melhores plantas são sem dúvidas são as plantas aquáticas naturais. Comece por colocar poucas plantas de cada vez, até ver a velocidade do seu crescimento de cada planta e em que direcção que ela vai crescendo. Quanto aos peixes, os mais indicados são os da família das carpas (Kois “Nishikigoi”) que são muitos lindos e com diversos padrões de cores.

No caso de optar por fazer o seu próprio lago, siga estes 9 passos e transforme o seu jardim em alguns dias.

 

1 – Estude a localização do seu lago, demarcando o contorno com recurso a algumas pó branco, sugiro cimento branco. Tenha sempre o cuidado de verificar se onde vai cavar não tem qualquer cano de água ou de esgoto.

 

2 – Depois de demarcar o tamanho e o formato do lago, comece a cavar a terra retirando todo o tipo de pedras; incluindo raízes que pode futuramente romper a manta, seja de plástico/PVC/borracha. A profundidade deve ser entre 1 metro a 1m20cm, sendo que a profundidade mínima é de 60cm.

 

3 – O próximo passo é nivelar o fundo o mais possível, adicionando alguma da terra sem pedras e raízes que foi removida, se for necessário.

 

4 – De seguida, estenda a manta, seja de plástico/PVC/borracha, certificando-se que ele tape na totalidade o fundo como as laterais. Este material embora que seja resistente e duradouro, ele pode facilmente se romper; se estiver em contacto com objectos cortantes, por isso tenha o cuidado em retirar todas as pedras e raízes.

 

5 – A manta deve se estender para fora do lago e ao longo das margens pelo menos 60 cm. Corte o excesso com recurso a uma tesoura.

 

6 – Utilize a terra escavada para cobrir a manta em excesso para evitar a exposição solar para não a danificar. Coloque pedras de grandes dimensões em torno do lago, afixando a manta definitivamente e criando uma decoração natural. Pode ainda colocar algumas pedras planas no fundo do lago para ajudar a manter a manta intacta e imóvel.

 

7 – Seguindo as instruções que acompanham a bomba de água, posiciona de forma mais adequada dentro do seu lago.

 

8 – Encha com um pouco de água para ver se tudo está no sítio e que não existem fugas de água. No caso de estar tudo bem, encha o resto do lago e ligue a bomba de água.

 

9 – Espera cerca de 24 horas se for  pequeno, mas se for grande terá que esperar mais tempo. Depois deste tempo de espera poderá adicionar as plantas e os peixes no seu lago. As plantas devem ser colocadas dentro de vaso de plásticos ou redes, podem ser pousadas no fundo do lago e/ou sobre pedras das diferentes alturas para criar um lindo visual.

[/sociallocker]

 

Como fazer um lago no jardim
Sobre o autor | BioPeixe
A minha paixão é a aquariofilia já desde da década de 80, mais precisamente em 1983, o ano da descoberta do mundo da aquariofilia com o meu primeiro aquário de 60 litros, neste momento posso dizer que tenho um conhecimento médio/alto. Não deixe de colaborar, seja enviando fotos de espécies ou artigos a serem publicados (sujeito a aprovação) para isso basta escrever para o autor correio eletrónico. Website: BioPeixe.com
Anostomus anostomus
echinodorus-subalatus
Echinodorus Subalatus
O nosso grupo no Facebook
Echinodorus Subalatus
The Aquarium
Aqualon-2010-Janeiro-Fevereiro-Marco
Copyright © 1983- 2018 todos os direitos de autor reservado. Todas as informações e fotografias contidas nesta página não podem ser reproduzidas, mesmo parcialmente, sem o acordo do autor. Bio-Peixe Grupo no Facebook ou Perfil pessoal